Lamborghini desenvolve controle ativo de geometria de suspensão

lamborghini huracan prototype awc 1
lamborghini huracan prototype awc 1

Imagine um carro ajustar sozinho os ângulos de cáster, câmber e convergência das rodas… Bem, para os amantes de track day e entusiastas de velocidade, isso seria o paraíso com rodas, já que a dinâmica de condução seria no mínimo fantástica.

Bom, parece que alguém já está em vias de resolver isso, sendo a nossa conhecida Lamborghini, que traz à luz o chamado Active Wheel Carrier, um sistema que continua na fase de protótipo, mas que promete render aos clientes da marca, uma direção diferente…

lamborghini huracan prototype awc 2
lamborghini huracan prototype awc 2

A tecnologia do Active Wheel Carrier não veio da Lamborghini, pois estava sendo desenvolvida na Audi até ser colocada em alguma gaveta, mas acabou sendo ressuscitada por Rouven Mohr, diretor técnico da Lamborghini, que trabalhou nisso nas quatro argolas.

O engenho alemão parece muito simples mecanicamente, com dois cubos de rodas com flanges móveis que alteram os ângulos das rodas traseiras de um despretensioso Lamborghini Huracan de testes.

Elas permitem alterar a cambagem e a convergência das rodas traseiras de maneira automática graças a dois motores elétricos de 48 volts, que alteram os ângulos em uma fração de segundo.

lamborghini huracan prototype awc 3
lamborghini huracan prototype awc 3

Como se sabe, os carros de alta performance já possuem um ângulo de câmber geralmente negativo e o mesmo fica ainda mais quando preparados para correr, porém, isso não é apropriado para andar nas ruas, devido ao enorme desgaste de pneus.

No Active Wheel Carrier, isso acaba, pois o sistema pode fazer com que as rodas apontem negativamente ou até de forma positiva (para fora) se necessário, além de que a convergência pode ser negativa ou positiva, sempre conforme a carga aplicada.

O Active Wheel Carrier permite alterar o ângulo de convergência em até 6,6 graus, enquanto o câmber varia de 2,5 graus no positivo até 5,5 graus no negativo.

lamborghini huracan prototype awc 4
lamborghini huracan prototype awc 4

Mais? O Active Wheel Carrier permite mover as rodas em até 60 graus por segundo e permite que cada pneu gere até 25% a mais de força nas curvas que, por enquanto, apenas nas rodas traseiras.

Em essência, nas retas, as rodas traseiras desse Huracan Active Wheel Carrier eliminam o desgaste prematuro dos pneus, mas nas curvas, exige deles o maior esforço possível para aumentar a velocidade.

lamborghini huracan prototype awc 5
lamborghini huracan prototype awc 5

No Huracan Active Wheel Carrier, o controle dinâmico de chassi é extremamente complexo, por precisar lidar com as forças variáveis das estranhas rodas traseiras que se movem além dos planos regulares.

Um detalhe interessante é que apenas os cubos se alteram, mantendo os conjuntos da suspensão inalterados, ainda que a Lamborghini tenha como alvo alterar o comportamento de amortecedores e outros componentes no futuro.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X