Lamborghini Urus 2022: preço, interior, motor detalhes

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O Lamborghini Urus é um crossover superesportivo desenvolvido pela marca italiana em parceria com o grupo Volkswagen, seu controlador através da Audi.


A iniciativa do fabricante de Sant´Aghata Bolognese foi ousada, pois, inseriu no segmento de utilitários esportivos uma marca de super carros.

Ainda assim, apesar da fama com bólidos como Gallardo, Aventador e Huracán, sem contar icônicos como Miura e Countach, a Lamborghini não foi totalmente exclusiva da performance.

Entre os anos 80 e 90, um ancestral do Urus foi produzido com regularidade pelo fabricante italiano, sendo este o LM002, um utilitário 4×4 de aparência robusta e motor V12…

Ainda que seja conceitualmente bem distinto do LM002, o Lamborghini Urus 2022 atua no mesmo segmento, porém, agora com uma pegava mais asfáltica e menos voltada para o fora de estrada.

Lamborghini Urus – projeto

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Feito sobre a plataforma modular MLB Evo do grupo Volkswagen, o Urus tem um processo produtivo complexo, que envolve a construção inicial na Eslováquia e a finalização na Itália.

Vendido no Brasil através da importadora Via Itália, o Lamborghini Urus é um carro caríssimo, com preço em torno de R$ 3,2 milhões.

Tendo motor V8 4.0 TFSI no lugar do V10 5.2 FSI do conceito, o Urus é um bólido que teve boa recepção, apesar das críticas dos puristas e entusiastas da marca, o que é até natural, dada a herança cultural da marca.

Ainda que um trator Lamborghini não seja estranho, ele não atua diretamente com os carros superesportivos, porém, o Urus é uma extensão desse portfólio e muitos não gostaram.

O nome “Urus” é uma derivação do termo “Auroque”, sendo a denominação do ancestral do gado doméstico moderno.

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A referência está ligada ao símbolo da Lamborghini, um touro dourado. Isso não impede que no futuro, o termo Auroque seja usado também num sucessor do Urus.

Com exceção da releitura do Countach, a Lamborghini não tem costume de repetir o nome de seus carros como em novas gerações.

Levando quatro pessoas a bordo, o Lamborghini Urus é um crossover com carroceria volumosa e bastante espaço interno.

O Urus tem 650 cavalos na versão LP 650, que entrega 86,7 kgfm. Usando uma transmissão automática ZF 8HP de oito marchas, além de tração nas quatro rodas, ele tem um desempenho realmente elevado.

Com toda essa cavalaria, o Urus vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e atinge máxima de 305 km/h, suficiente para colocá-lo entre os mais rápidos de sua categoria.

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Atualmente, o mais rápido de todos os SUVs de alta performance é o Aston Martin DBX707, que vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e com final de 310 km/h.

Apesar de ser mais fraco que o DBX707, que tem 707 cavalos, o Urus é um carro que atrai muita atenção por suas linhas musculosas e imponentes, bem mais que o crossover britânico.

Vendido atualmente nas versões Urus, Urus Pearl Capsule e Urus Graphite Capsule, o bólido de Bolonha não precisa ser exatamente o melhor da classe para vender bem.

Em 2021, o Lamborghini Urus vendeu 5.021 unidades em todo o mundo, o que é um número considerável para um carro realmente muito caro.

Seus irmãos puritanos Lamborghini Huracán e Lamborghini Aventador, que está se despedindo, venderam respectivamente 2.586 e 798 unidades. No total, foram 8.405 carros emplacados pela Lamborghini.

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Com a promessa de quatro novos modelos nos próximos 12 meses, a Lamborghini deve apresentar uma variante híbrida plug-in do Urus, que o deixará mais amistoso diante da União Europeia.

Apesar de não parecer, o Urus é um carro enorme, medindo 5,112 m de comprimento, 2,016 m de largura, 1,638 m de altura e 3,003 m de entre eixos.

Tendo um tanque de 85 litros, o Urus pode até ser chamado de um carro familiar, já que, além de quatro pessoas, carrega também muita bagagem com seus 616 litros no porta-malas.

Pesando 2,2 toneladas, o Lamborghini Urus tem naturalmente um consumo elevado, fazendo 5,2 km/l na cidade e 7,5 km/l na rodovia. Ainda assim, pelo que ele é, isso não faz a menor diferença.

Teoricamente, o Urus pode rodar até 638 km num bom asfalto ou mesmo no fora de estrada, ainda que não seja de fato sua praia.

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Para andar nesse ambiente sem ser criticado por parecer apenas um SUV de shopping, como dito popular, o Lamborghini Urus apresenta suspensão pneumática adaptativa que levanta bem a altura livre do solo.

De modo a corresponder, ele foi testado na lama, areia do deserto, gelo do Ártico e muito neve da Europa, além outros tipos de terreno, tendo para cada situação, um modo de condução.

Outro ponto é que ele utiliza DNA do grupo VW para atuar com a tração nas quatro rodas eficientemente, permitindo assim ter um bom desempenho mesmo sobre terreno adverso.

Com freios de cerâmica-carbono e rodas aro 21 polegadas com pneus extra largos, com 285/45 ZR21 na frente e 315/40 ZR21 atrás, o Urus tem poder de frenagem elevado com pinças da Brembo.

Lançado em 2018, o Urus deve ficar no mercado por mais quatro ou cinco anos, adicionando mais performance e exclusividade para os clientes da marca.

Lamborghini Urus – detalhes

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O Lamborghini Urus tem um design muito expressivo e com detalhes que o tornam único. Na frente, o bólido tem faróis Matrix LED com linhas fluidas e mais luzes diurnas em LED.

O capô avança sobre a frente, curvando-se e ostentando o logotipo do touro. Já a grade superior tem elementos hexagonais e lente do radar de longo alcance.

Nas extremidades, grandes entradas de ar para os dois radiadores de óleo e também para os freios, tendo ainda para-choque com moldura em “U” invertido com acabamento em preto brilhante.

Abaixo, um spoiler fica na base de outra grade, que possui somente barras verticais. O Urus tem sensores de aproximação no protetor, assim como diminutos faróis de neblina em LED.

Nas laterais, há um aplique lateral triangular, assim como saias de rodas em preto brilhante. A linha de cintura é bem alta e a área envidraçada bastante reduzida.

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As maçanetas na cor do carro são bem pronunciadas e a base das portas tem molduras pretas, bem como friso de alumínio.

Com vincos acentuados na traseira, o Lamborghini Urus conta com rodas aro 21 polegadas diamantadas com pneus 285/45 ZR21 na frente e 315/40 ZR21 atrás.

Tendo as colunas C valorizadas, o Urus emprega lanternas OLED com forma de “Y” deitado, bem como tampa do bagageiro com acionamento elétrico e vigia sem limpador ou lavador.

A traseira do crossover tem ainda saídas de ar laterais e para-choque volumoso com acabamento preto e cinza, bem como difusor de ar e quatro saídas de escape em cinza.

No teto, o Urus pode ter vidro panorâmico ou acabamento todo em preto brilhante, ostentando ainda a antena em estilo barbatana.

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Por dentro, o Lamborghini Urus tem um ambiente próprio, não lembrando em nada os irmãos Audi Q7, Audi Q8, Porsche Cayenne, Bentley Bentayga e Volkswagen Touareg.

Com revestimento em Alcantara, alumínio, aço polido, fibra de carbono e couro natural, o Urus tem um painel que leva o nome Lamborghini estampado, bem como chama atenção pelo recorte do airbag do passageiro.

O cluster é digital e com tela de 12,3 polegadas, padrão da VW, mas com apresentação gráfica e visual exclusiva da Lamborghini, sendo devidamente configurável.

O volante com fundo chato tem acabamento em Alcantara, alumínio e couro, tendo ainda paddle shifts, mas segue o design básico da Audi, ainda que tenha um diâmetro aceitável.

Na parte central, abaixo dos difusores de ar, fica a multimídia com tela de 10,1 polegadas, tendo esta a reprodução das câmeras em 360 graus, assim como projeção para Apple CarPlay.

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Abaixo, outro display de mesmo tamanho tem o sistema de climatização com quatro zonas de temperatura e diversos ajustes.

Mais abaixo, chama atenção o console dos modos de condução, com duas alavancas para as opções de condução e terreno no lado esquerdo e de funcionalidades como estacionamento automático, à direita.

Entre as duas alavancas há um touchpad e uma alavanca em vermelho com as opções de marcha, incluindo ao lado o modo P e o modo M.

No túnel, em desenhos iguais, estão de um lado o porta-copos e do outro comandos de freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, aquecimento e ventilação dos bancos, bem como elevação da suspensão.

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Há também HUD sobre o painel, assim como visor noturno no painel e controle de cruzeiro adaptativo em uma haste na coluna de direção.

Os bancos são individuais para os quatro ocupantes e possuem ajustes elétricos na frente e atrás, tendo ainda difusores de ar e comandos de climatização, bem como acesso ao bagageiro.

O porta-lamas tem 616 litros e a tampa é acionada eletricamente. Chama atenção a enorme quantidade de equipamentos elétricos e eletrônicos, que certamente contribuem para o peso.

Lamborghini Urus – versões e preços

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Qual o preço da Lamborghini Urus no Brasil?

  • Lamborghini Urus – R$ 2,4 milhões
  • Lamborghini Urus Pearl Capsule – R$ 3,2 milhões
  • Lamborghini Urus Graphite Capsule – R$ 3,2 milhões

Equipamentos

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Lamborghini Urus – Motor V8 4.0 TFSI, câmbio automático de 8 machas e tração nas quatro rodas, mais faróis full Matrix LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera digital inteligente faróis de neblina em LED.

Há também sensores de aproximação, radar, câmeras laterais e traseira, rodas de liga leve aro 21 polegadas, pneus 285/45 ZR21 dianteiros e 315/40 ZR21 traseiros, suspensão pneumática adaptativa e alarme.

Entrada presencial, botão de partida, quatro saídas de escape, difusor de ar, spoilers, aerofólio no teto, teto solar panorâmico, antena barbatana e retrovisores com rebatimento elétrico e antiembaçante.

Vidros climatizados, vidro traseiro térmico, vidros laterais escurecidos, para-brisa degradê, vidros elétricos tipo one touch, travamento central elétrico, ar condicionado de 4 zonas e direção elétrica adaptativa.

Volante em couro e Alcantara com marcador 00:00, paddle shifts, modos de condução e terreno, freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, bancos aquecidos, bancos dianteiros ventilados e elétricos.

Memória para assentos, abertura automática do porta-malas, alças de teto, para-sois iluminados, retrovisor interno eletrocrômico, pedais esportivos, estacionamento automático, controle de tração, controle de estabilidade e assistente de rampa.

Controle de descida, bloqueio eletrônico dos diferenciais, função de redução, iluminação interna em LED personalizável, bancos em couro ou Alcantara, saídas de ar e ajustes no banco traseiro, banco traseiro bipartido e luzes de leitura em LED.

Multimídia com funções de performance, projeção para Google Android Auto e Apple CarPlay, monitoramento em 360 graus, visor noturno, HUD, cluster digital configurável e porta-luvas com iluminação e climatização.

Luzes de cortesia, projeção do logo da Lamborghini no solo, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de invasão de faixa, detector de pedestres com frenagem automática, alerta de ponto cego e alerta de tráfego traseiro com frenagem.

Lamborghini Urus Pearl Capsule – itens acima, mais visual personalizado com detalhes em cores mais vivas, inclusive no acabamento interno.

Lamborghini Urus Graphite Capsule – itens do Urus, mais cores foscas e detalhes personalizados.

Lamborghini Urus – motor

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O motor do Lamborghini Urus é o EA825, um V8 de alumínio com 4.0 litros e quatro comandos de válvulas variáveis, tendo ainda dupla injeção (direta e indireta), além de dois turbocompressores com intercoolers individuais.

O EA825 tem ainda quatro válvulas por cilindro, vem como acionamento dos comandos por corrente. Esse propulsor tem 3.996 cm³ e trabalha com 9:1 de taxa de compressão, entregando 650 cavalos a 8.000 rpm e 86,7 kgfm a 2.250 rpm.

No conceito, o Urus deveria ser equipado com um V12 5.2 de aspiração natural para produzir a mesma cavalaria, porém, a Lamborghini desistiu e adotou o V8 4.0 TFSI, mais tranquilo diante das emissões.

Com o EA825, a Lamborghini atende a legislação ambiental da União Europeia e assim garante a performance que o Urus necessita.

Já a transmissão é a bem conhecida ZF 8HP, que tem oito marchas e conversor de torque, apresentando ajustes para atuar a bordo do Urus.

Essa caixa é integrada ao sistema de tração nas quatro rodas Quattro, desenvolvido pela Torsen e com embreagem multidisco em banho de óleo para transferência de energia.

Lamborghini Urus – desempenho e consumo

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O Lamborghini Urus tem excelente performance, indo de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e com máxima de 305 km/h.

Graças ao conjunto motriz bem potente, o Urus consegue imprimir grande velocidade e aceleração de forma muito rápida.

Além disso, a tração nas quatro rodas permite arrancar com maior equilíbrio, evitando assim o patinar das rodas.

Para uma performance como essa, o Lamborghini Urus precisa de um tanque grande para dar conta do consumo de 5,2 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada.

O bólido tem 85 litros no reservatório e pode rodar até quase 640 km.

Lamborghini Urus – fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.