Lamborghini Urus 2023: crossover superesportivo

urus

O Lamborghini Urus é um crossover superesportivo desenvolvido pela marca italiana em parceria com o grupo Volkswagen, seu controlador através da Audi.

A iniciativa do fabricante de Sant´Aghata Bolognese foi ousada, pois, inseriu no segmento de utilitários esportivos uma marca de super carros.

Ainda assim, apesar da fama com bólidos como Gallardo, Aventador e Huracán, sem contar icônicos como Miura e Countach, a Lamborghini não foi totalmente exclusiva da performance.

Entre os anos 80 e 90, um ancestral do Urus foi produzido com regularidade pelo fabricante italiano, sendo este o LM002, um utilitário 4×4 de aparência robusta e motor V12…

Ainda que seja conceitualmente bem distinto do LM002, o Lamborghini Urus 2023 atua no mesmo segmento, porém, agora com uma pegava mais asfáltica e menos voltada para o fora de estrada.

Veja também: Lamborghini Huracan

Lamborghini Urus – projeto

Feito sobre a plataforma modular MLB Evo do grupo Volkswagen, o Urus tem um processo produtivo complexo, que envolve a construção inicial na Eslováquia e a finalização na Itália.

Vendido no Brasil através da importadora Via Itália, o Lamborghini Urus é um carro caríssimo, com preço em torno de R$ 3,2 milhões.

Tendo motor V8 4.0 TFSI no lugar do V10 5.2 FSI do conceito, o Urus é um bólido que teve boa recepção, apesar das críticas dos puristas e entusiastas da marca, o que é até natural, dada a herança cultural da marca.

Ainda que um trator Lamborghini não seja estranho, ele não atua diretamente com os carros superesportivos, porém, o Urus é uma extensão desse portfólio e muitos não gostaram.

O nome “Urus” é uma derivação do termo “Auroque”, sendo a denominação do ancestral do gado doméstico moderno.

A referência está ligada ao símbolo da Lamborghini, um touro dourado. Isso não impede que no futuro, o termo Auroque seja usado também num sucessor do Urus

Lamborghini Urus – versões e preços

lamborghini urus 11

Qual o preço da Lamborghini Urus no Brasil?

  • Lamborghini Urus – R$ 3,6 milhões

Lamborghini Urus – equipamentos

lamborghini urus 12

Lamborghini Urus – Motor V8 4.0 TFSI, câmbio automático de 8 machas e tração nas quatro rodas, mais faróis full Matrix LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera digital inteligente faróis de neblina em LED.

Há também sensores de aproximação, radar, câmeras laterais e traseira, rodas de liga leve aro 21 polegadas, pneus 285/45 ZR21 dianteiros e 315/40 ZR21 traseiros, suspensão pneumática adaptativa e alarme.

Entrada presencial, botão de partida, quatro saídas de escape, difusor de ar, spoilers, aerofólio no teto, teto solar panorâmico, antena barbatana e retrovisores com rebatimento elétrico e antiembaçante.

Vidros climatizados, vidro traseiro térmico, vidros laterais escurecidos, para-brisa degradê, vidros elétricos tipo one touch, travamento central elétrico, ar condicionado de 4 zonas e direção elétrica adaptativa.

Volante em couro e Alcantara com marcador 00:00, paddle shifts, modos de condução e terreno, freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, bancos aquecidos, bancos dianteiros ventilados e elétricos.

Memória para assentos, abertura automática do porta-malas, alças de teto, para-sois iluminados, retrovisor interno eletrocrômico, pedais esportivos, estacionamento automático, controle de tração, controle de estabilidade e assistente de rampa.

Controle de descida, bloqueio eletrônico dos diferenciais, função de redução, iluminação interna em LED personalizável, bancos em couro ou Alcantara, saídas de ar e ajustes no banco traseiro, banco traseiro bipartido e luzes de leitura em LED.

Multimídia com funções de performance, projeção para Google Android Auto e Apple CarPlay, monitoramento em 360 graus, visor noturno, HUD, cluster digital configurável e porta-luvas com iluminação e climatização.

Luzes de cortesia, projeção do logo da Lamborghini no solo, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de invasão de faixa, detector de pedestres com frenagem automática, alerta de ponto cego e alerta de tráfego traseiro com frenagem.

Lamborghini Urus Pearl Capsule – itens acima, mais visual personalizado com detalhes em cores mais vivas, inclusive no acabamento interno.

Lamborghini Urus Graphite Capsule – itens do Urus, mais cores foscas e detalhes personalizados.

Lamborghini Urus – motor

lamborghini urus 20

O motor do Lamborghini Urus é o EA825, um V8 de alumínio com 4.0 litros e quatro comandos de válvulas variáveis, tendo ainda dupla injeção (direta e indireta), além de dois turbocompressores com intercoolers individuais.

O EA825 tem ainda quatro válvulas por cilindro, vem como acionamento dos comandos por corrente. Esse propulsor tem 3.996 cm³ e trabalha com 9:1 de taxa de compressão, entregando 650 cavalos a 8.000 rpm e 86,7 kgfm a 2.250 rpm.

No conceito, o Urus deveria ser equipado com um V12 5.2 de aspiração natural para produzir a mesma cavalaria, porém, a Lamborghini desistiu e adotou o V8 4.0 TFSI, mais tranquilo diante das emissões.

Com o EA825, a Lamborghini atende a legislação ambiental da União Europeia e assim garante a performance que o Urus necessita.

Já a transmissão é a bem conhecida ZF 8HP, que tem oito marchas e conversor de torque, apresentando ajustes para atuar a bordo do Urus.

Essa caixa é integrada ao sistema de tração nas quatro rodas Quattro, desenvolvido pela Torsen e com embreagem multidisco em banho de óleo para transferência de energia.

Lamborghini Urus – desempenho e consumo

lamborghini urus 10

O Lamborghini Urus tem excelente performance, indo de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e com máxima de 305 km/h.

Graças ao conjunto motriz bem potente, o Urus consegue imprimir grande velocidade e aceleração de forma muito rápida.

Além disso, a tração nas quatro rodas permite arrancar com maior equilíbrio, evitando assim o patinar das rodas.

Para uma performance como essa, o Lamborghini Urus precisa de um tanque grande para dar conta do consumo de 5,2 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada.

O bólido tem 85 litros no reservatório e pode rodar até quase 640 km.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X