O Lamborghini Urus é um crossover superesportivo desenvolvido pela marca italiana em parceria com o grupo Volkswagen, seu controlador através da Audi.
A iniciativa do fabricante de Sant´Aghata Bolognese foi ousada, pois, inseriu no segmento de utilitários esportivos uma marca de super carros.
Ainda assim, apesar da fama com bólidos como Gallardo, Aventador e Huracán, sem contar icônicos como Miura e Countach, a Lamborghini não foi totalmente exclusiva da performance.
Entre os anos 80 e 90, um ancestral do Urus foi produzido com regularidade pelo fabricante italiano, sendo este o LM002, um utilitário 4×4 de aparência robusta e motor V12…
Ainda que seja conceitualmente bem distinto do LM002, o Lamborghini Urus 2023 atua no mesmo segmento, porém, agora com uma pegava mais asfáltica e menos voltada para o fora de estrada.
Veja também: Lamborghini Huracan
Lamborghini Urus – projeto
Feito sobre a plataforma modular MLB Evo do grupo Volkswagen, o Urus tem um processo produtivo complexo, que envolve a construção inicial na Eslováquia e a finalização na Itália.
Vendido no Brasil através da importadora Via Itália, o Lamborghini Urus é um carro caríssimo, com preço em torno de R$ 3,2 milhões.
Tendo motor V8 4.0 TFSI no lugar do V10 5.2 FSI do conceito, o Urus é um bólido que teve boa recepção, apesar das críticas dos puristas e entusiastas da marca, o que é até natural, dada a herança cultural da marca.
Ainda que um trator Lamborghini não seja estranho, ele não atua diretamente com os carros superesportivos, porém, o Urus é uma extensão desse portfólio e muitos não gostaram.
O nome “Urus” é uma derivação do termo “Auroque”, sendo a denominação do ancestral do gado doméstico moderno.
A referência está ligada ao símbolo da Lamborghini, um touro dourado. Isso não impede que no futuro, o termo Auroque seja usado também num sucessor do Urus
Lamborghini Urus – versões e preços
Qual o preço da Lamborghini Urus no Brasil?
- Lamborghini Urus – R$ 3,6 milhões
Lamborghini Urus – equipamentos
Lamborghini Urus – Motor V8 4.0 TFSI, câmbio automático de 8 machas e tração nas quatro rodas, mais faróis full Matrix LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera digital inteligente faróis de neblina em LED.
Há também sensores de aproximação, radar, câmeras laterais e traseira, rodas de liga leve aro 21 polegadas, pneus 285/45 ZR21 dianteiros e 315/40 ZR21 traseiros, suspensão pneumática adaptativa e alarme.
Entrada presencial, botão de partida, quatro saídas de escape, difusor de ar, spoilers, aerofólio no teto, teto solar panorâmico, antena barbatana e retrovisores com rebatimento elétrico e antiembaçante.
Vidros climatizados, vidro traseiro térmico, vidros laterais escurecidos, para-brisa degradê, vidros elétricos tipo one touch, travamento central elétrico, ar condicionado de 4 zonas e direção elétrica adaptativa.
Volante em couro e Alcantara com marcador 00:00, paddle shifts, modos de condução e terreno, freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, bancos aquecidos, bancos dianteiros ventilados e elétricos.
Memória para assentos, abertura automática do porta-malas, alças de teto, para-sois iluminados, retrovisor interno eletrocrômico, pedais esportivos, estacionamento automático, controle de tração, controle de estabilidade e assistente de rampa.
Controle de descida, bloqueio eletrônico dos diferenciais, função de redução, iluminação interna em LED personalizável, bancos em couro ou Alcantara, saídas de ar e ajustes no banco traseiro, banco traseiro bipartido e luzes de leitura em LED.
Multimídia com funções de performance, projeção para Google Android Auto e Apple CarPlay, monitoramento em 360 graus, visor noturno, HUD, cluster digital configurável e porta-luvas com iluminação e climatização.
Luzes de cortesia, projeção do logo da Lamborghini no solo, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de invasão de faixa, detector de pedestres com frenagem automática, alerta de ponto cego e alerta de tráfego traseiro com frenagem.
Lamborghini Urus Pearl Capsule – itens acima, mais visual personalizado com detalhes em cores mais vivas, inclusive no acabamento interno.
Lamborghini Urus Graphite Capsule – itens do Urus, mais cores foscas e detalhes personalizados.
Lamborghini Urus – motor
O motor do Lamborghini Urus é o EA825, um V8 de alumínio com 4.0 litros e quatro comandos de válvulas variáveis, tendo ainda dupla injeção (direta e indireta), além de dois turbocompressores com intercoolers individuais.
O EA825 tem ainda quatro válvulas por cilindro, vem como acionamento dos comandos por corrente. Esse propulsor tem 3.996 cm³ e trabalha com 9:1 de taxa de compressão, entregando 650 cavalos a 8.000 rpm e 86,7 kgfm a 2.250 rpm.
No conceito, o Urus deveria ser equipado com um V12 5.2 de aspiração natural para produzir a mesma cavalaria, porém, a Lamborghini desistiu e adotou o V8 4.0 TFSI, mais tranquilo diante das emissões.
Com o EA825, a Lamborghini atende a legislação ambiental da União Europeia e assim garante a performance que o Urus necessita.
Já a transmissão é a bem conhecida ZF 8HP, que tem oito marchas e conversor de torque, apresentando ajustes para atuar a bordo do Urus.
Essa caixa é integrada ao sistema de tração nas quatro rodas Quattro, desenvolvido pela Torsen e com embreagem multidisco em banho de óleo para transferência de energia.
Lamborghini Urus – desempenho e consumo
O Lamborghini Urus tem excelente performance, indo de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e com máxima de 305 km/h.
Graças ao conjunto motriz bem potente, o Urus consegue imprimir grande velocidade e aceleração de forma muito rápida.
Além disso, a tração nas quatro rodas permite arrancar com maior equilíbrio, evitando assim o patinar das rodas.
Para uma performance como essa, o Lamborghini Urus precisa de um tanque grande para dar conta do consumo de 5,2 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada.
O bólido tem 85 litros no reservatório e pode rodar até quase 640 km.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!