Land Rover Freelander deve voltar com plataforma da Chery

land rover freelander 2 2010
land rover freelander 2 2010

Não é difícil de vê-lo em nossas ruas, apesar de nunca ter sido produzido no Brasil, mas sua carreira no mundo automotivo encerrou-se em 2015 após duas gerações.

Criticado inicialmente por usar a plataforma do Ford Mondeo, o Land Rover Freelander foi um SUV importante para a marca inglesa e seu nome pode retornar, segundo a revista inglesa Autocar.

Segundo a publicação, o Land Rover Freelander deve retornar na China como um SUV elétrico sobre a plataforma “mainstream” da Chery, que produz por lá os modelos Land Rover Discovery Sport, Range Rover Evoque, o Jaguar E-Pace e versões de entre eixos longos dos sedãs XF e XE.

O Novo Freelander deverá ser produzido em Changshu, onde a marca disse: “O novo modelo de colaboração aproveita totalmente os pontos fortes complementares de ambas as partes”.

O comunicado revelou que “com a Chery mantendo uma posição de liderança no mercado automotivo na China, enquanto a JLR tem uma herança e força de design incomparáveis ​​– criando perspectivas mutuamente benéficas para o futuro”.

Todavia, a ideia não é ter somente um SUV elétrico e sim uma gama de modelos, com o nome Freelander não sendo um equivalente de Discovery ou Range Rover, por exemplo.

Em realidade, Freelander seria uma submarca sem ligações diretas com Chery ou Land Rover, com logotipia e estilo próprios. Esse tipo de movimento dee usar nomes de carros para linhas específicas de produtos não é nada novo por lá.

A própria Chery usa o nome Fulwin em uma linha de carros, assim como a Cowin, por exemplo. O caso mais notório é o da Volkswagen com o Jetta, que também virou marca na China, mas usando carros de outras bandeiras do grupo.

Na Chery, as plataformas MLA e EMA são assim descritas pela JLKR, que disse: “Acreditamos que trabalhar em conjunto para desenvolver novos modelos de colaboração para o maior e mais rápido mercado de veículos elétricos do mundo, combinado com o apelo da marca Freelander, promete um futuro muito emocionante para a CJLR.”

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X