Latin NCAP anuncia atualização do seu protocolo de avaliação a partir do próximo ano

jetta ncap
jetta ncap

O Latin NCAP, instituto independente que avalia a segurança dos carros vendidos na América Latina, anunciou uma atualização do seu protocolo de avaliação de segurança a partir de 2026.

As quatro grandes áreas de avaliação permanecem inalteradas: 1) Proteção de Ocupante Adulto; 2) Proteção de Ocupante Infantil; 3) Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 4) Sistemas de Assistência à Segurança.

Essa atualização do protocolo entra em vigor em 1 de janeiro de 2026 sendo válida até dezembro de 2029.

Na Proteção de Ocupante Adulto os testes de impacto lateral e lateral de poste passam a ser mais severos. Será utilizado um novo dummy de avaliação, com melhor biofidelidade (WSID).

Veja também

novo kicks ncap
novo kicks ncap

O impacto lateral será realizado a uma velocidade maior, 60 km/h, e será utilizada uma barreira de impacto mais pesada, de 1400 kg.

Já o impacto lateral de poste será realizado a uma velocidade maior, 32 km/h, e o ângulo de impacto do poste será oblíquo a 75 graus, compondo cenário mais exigente em busca de garantia de segurança aos ocupantes.

Uma novidade é que a segurança dos ocupantes adultos no banco traseiro passa a ser incluída na avaliação.

basalt ncap
basalt ncap

Além disso, será adicionada a avaliação do banco traseiro em relação ao efeito chicote cervical.

Em veículos com centro de gravidade elevado, será incluída a avaliação da resistência do teto em capotagens, sendo essa forma exploratória e informativa, sem afetar a pontuação.

O Latin NCAP passa a ser o único Programa NCAP a aplicar este teste, assim como já acontece com o Teste do Alce (Moose test).

Serão penalizados a dificuldade de acesso ao veículo e a extração dos ocupantes, bem como a liberação do cinto de segurança e a falta de folha de resgate. Em contrapartida, serão premiadas tecnologias como o serviço de chamada de emergência (eCall).

Na avaliação da Proteção do Ocupante Infantil o alcance será ampliado para crianças maiores, de 10 anos, para os testes de impacto frontal e lateral, substituindo o dummy anterior de 18 meses, para o qual se observou um bom nível de proteção mesmo em situações desfavoráveis.

De qualquer maneira o passageiro de 18 meses continua a ser considerado em todas as avaliações do veículo, segundo o Latin NCAP.

Com o objetivo de incentivar os fabricantes a otimizar a proteção oferecida ao dummy de 10 anos, no teste dinâmico será instalado sem o apoio do assento elevatório (ou booster), removendo assim a proteção lateral incorporada.

A falta de ancoragens ISOFIX e i-Size para cadeirinhas infantis, assim como a impossibilidade de desligar o airbag do acompanhante, reduzirão significativamente a possibilidade de obter pontuações aceitáveis. Os sistemas de detecção de crianças representarão pontos extras.

Na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias (VRU), será elevado o nível de exigência de desempenho da segurança passiva. Avaliação da detecção de pedestres à noite e da detecção de ciclistas.

virtus ncap 2
virtus ncap 2

Na área de Assistências à Segurança aumentam a exigência na velocidade do teste do alce. As avaliações de Frenagem Autônoma de Emergência de baixa e alta velocidade e dos Sistemas de Apoio de Faixas passam a incluir cenários mais exigentes.

A Detecção de Ponto Cego (BSD) também será avaliada em novos cenários. O conector para o sistema de detecção de álcool, sistema de monitoramento do motorista e sistemas avançados de aviso de uso do cinto de segurança será considerado.

Os resultados anteriores são válidos enquanto estiverem publicados no site e no app do Latin NCAP.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.