
O Latin NCAP, instituto independente que avalia a segurança dos carros vendidos na América Latina, anunciou uma atualização do seu protocolo de avaliação de segurança a partir de 2026.
As quatro grandes áreas de avaliação permanecem inalteradas: 1) Proteção de Ocupante Adulto; 2) Proteção de Ocupante Infantil; 3) Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 4) Sistemas de Assistência à Segurança.
Essa atualização do protocolo entra em vigor em 1 de janeiro de 2026 sendo válida até dezembro de 2029.
Na Proteção de Ocupante Adulto os testes de impacto lateral e lateral de poste passam a ser mais severos. Será utilizado um novo dummy de avaliação, com melhor biofidelidade (WSID).
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O impacto lateral será realizado a uma velocidade maior, 60 km/h, e será utilizada uma barreira de impacto mais pesada, de 1400 kg.
Já o impacto lateral de poste será realizado a uma velocidade maior, 32 km/h, e o ângulo de impacto do poste será oblíquo a 75 graus, compondo cenário mais exigente em busca de garantia de segurança aos ocupantes.
Uma novidade é que a segurança dos ocupantes adultos no banco traseiro passa a ser incluída na avaliação.

Além disso, será adicionada a avaliação do banco traseiro em relação ao efeito chicote cervical.
Em veículos com centro de gravidade elevado, será incluída a avaliação da resistência do teto em capotagens, sendo essa forma exploratória e informativa, sem afetar a pontuação.
O Latin NCAP passa a ser o único Programa NCAP a aplicar este teste, assim como já acontece com o Teste do Alce (Moose test).

Serão penalizados a dificuldade de acesso ao veículo e a extração dos ocupantes, bem como a liberação do cinto de segurança e a falta de folha de resgate. Em contrapartida, serão premiadas tecnologias como o serviço de chamada de emergência (eCall).
Na avaliação da Proteção do Ocupante Infantil o alcance será ampliado para crianças maiores, de 10 anos, para os testes de impacto frontal e lateral, substituindo o dummy anterior de 18 meses, para o qual se observou um bom nível de proteção mesmo em situações desfavoráveis.
De qualquer maneira o passageiro de 18 meses continua a ser considerado em todas as avaliações do veículo, segundo o Latin NCAP.

Com o objetivo de incentivar os fabricantes a otimizar a proteção oferecida ao dummy de 10 anos, no teste dinâmico será instalado sem o apoio do assento elevatório (ou booster), removendo assim a proteção lateral incorporada.
A falta de ancoragens ISOFIX e i-Size para cadeirinhas infantis, assim como a impossibilidade de desligar o airbag do acompanhante, reduzirão significativamente a possibilidade de obter pontuações aceitáveis. Os sistemas de detecção de crianças representarão pontos extras.
Na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias (VRU), será elevado o nível de exigência de desempenho da segurança passiva. Avaliação da detecção de pedestres à noite e da detecção de ciclistas.

Na área de Assistências à Segurança aumentam a exigência na velocidade do teste do alce. As avaliações de Frenagem Autônoma de Emergência de baixa e alta velocidade e dos Sistemas de Apoio de Faixas passam a incluir cenários mais exigentes.
A Detecção de Ponto Cego (BSD) também será avaliada em novos cenários. O conector para o sistema de detecção de álcool, sistema de monitoramento do motorista e sistemas avançados de aviso de uso do cinto de segurança será considerado.
Os resultados anteriores são válidos enquanto estiverem publicados no site e no app do Latin NCAP.
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