
A Leapmotor tem planos ambiciosos para o mercado chinês e mundial, com a presença no segmento de carros compactos e também reforço na faixa dos médios, onde o mais recente produto se destaca, o SUV B10.
Já com visto liberado para o Brasil, o B10 não será o único de sua classe, recordando que o sedã médio B01 também é outro carro que pode desembarcar aqui.
Mas, a Leapmotor terá ainda um terceiro membro da linha B, o B05, um hatchback de porte médio que complementará a plataforma elétrica.
Como se sabe, hoje essa base tem 2,735 m de entre eixos, mas não se sabe se ela será encurtada nesse caso.
Zhu Jiangming, CEO da Leapmotor, confirmou em Xangai que o B05 surgirá ainda em 2025 e deve chegar ao exterior no próximo ano, mas não sabemos se chegará de fato ao Brasil.

Na Europa, ele tem um alvo certo, a referência do segmento, o Volkswagen Golf. Não se tem muitos detalhes sobre o B05, mas a plataforma pode sim manter seu tamanho e, com pelo menos 4,5 m de comprimento, o hatch pode ir contra o popular da VW.
Todavia, a Leapmotor não quer ficar apenas nisso e mira em produtos da BYD, como os Dolphin e Yuan Pro, ambos elétricos.
Nesse caso, Zhu Jiangming falou ao site Paul Tan: “Em 2026, lançaremos um SUV menor, conhecido como A10, seguido por um hatchback chamado A05. Esses dois carros não estão planejados apenas para a Europa, mas também para o mercado global”.
Ou seja, no caso destes dois últimos, podemos esperar por eles no mercado brasileiro, com as propostas sendo possivelmente fabricadas por aqui, diferente do B05.
Com três fábricas no Brasil, a Stellantis tem espaço para uma gama da Leapmotor em suas plantas, em especial no complexo de Porto Real, embora Betim seja gigante o suficiente para abraçar todos eles.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!