A Leapmotor e a Stellantis anunciaram que o segundo modelo de carro elétrico da marca chinesa não será produzido na Polônia como o primeiro, o T03, em Tychy.
As duas empresas decidiram que a produção desse segundo carro da marca Leapmotor deverá ocorrer na Alemanha ou na Eslováquia. O motivo não foi esclarecido pelas duas companhias, mas a decisão da Polônia de ter voltado a favor da sobretaxa sobre carros elétricos chineses, provavelmente influenciou na decisão.
Na Alemanha, a planta que deverá ser escolhida, caso o país acabe promovendo a produção deste novo carro elétrico, será a unidade de Eisenach, onde hoje são produzidos os carros da Opel.
Como concorrente dela, na Eslováquia, fica a fábrica da Peugeot em Trnava, onde é feito o Peugeot 208, por exemplo. Este novo carro da Leapmotor será o crossover B10, que deve chegar ao Brasil.
Entre os Estados membros da União Europeia a Polônia foi um dos 10 países que votaram a favor da imposição de uma sobretaxa de 45% na importação de carros elétricos chineses.
Alemanha e Eslováquia estão entre os cinco países da União Europeia que foram contra a aplicação de uma taxa extra sobre a importação de veículos elétricos oriundos da China. Os outros 12 membros do bloco econômico europeu se abstiveram sobre o assunto.
Não se sabe ainda se a decisão da Leapmotor de direcionar seus investimentos de produção para países que são a favor da não existência de sobretaxa sobre os carros elétricos chineses, poderá influenciar outros fabricantes a fazer o mesmo.
Na Europa, a Stellantis aposta na Leapmotor para competir contra outras chinesas, jogando a mesma partida, mas usando um player por meio de uma parceria.
O Leapmotor B10 é um crossover de porte compacto feito sobre a nova plataforma LEAP 3.5. Ele ainda não tem dados técnicos revelados, mas se sabe que terá versões EV e EREV.
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