Leapmotor cancela planos de produção na Polônia porque esta votou a favor de sobretaxa aos carros chineses

IMG 20241111 WA0021

A Leapmotor e a Stellantis anunciaram que o segundo modelo de carro elétrico da marca chinesa não será produzido na Polônia como o primeiro, o T03, em Tychy.

As duas empresas decidiram que a produção desse segundo carro da marca Leapmotor deverá ocorrer na Alemanha ou na Eslováquia. O motivo não foi esclarecido pelas duas companhias, mas a decisão da Polônia de ter voltado a favor da sobretaxa sobre carros elétricos chineses, provavelmente influenciou na decisão.

IMG 20241111 WA0024

Na Alemanha, a planta que deverá ser escolhida, caso o país acabe promovendo a produção deste novo carro elétrico, será a unidade de Eisenach, onde hoje são produzidos os carros da Opel.

Como concorrente dela, na Eslováquia, fica a fábrica da Peugeot em Trnava, onde é feito o Peugeot 208, por exemplo. Este novo carro da Leapmotor será o crossover B10, que deve chegar ao Brasil.

Entre os Estados membros da União Europeia a Polônia foi um dos 10 países que votaram a favor da imposição de uma sobretaxa de 45% na importação de carros elétricos chineses.

IMG 20241111 WA0023

Alemanha e Eslováquia estão entre os cinco países da União Europeia que foram contra a aplicação de uma taxa extra sobre a importação de veículos elétricos oriundos da China. Os outros 12 membros do bloco econômico europeu se abstiveram sobre o assunto.

Não se sabe ainda se a decisão da Leapmotor de direcionar seus investimentos de produção para países que são a favor da não existência de sobretaxa sobre os carros elétricos chineses, poderá influenciar outros fabricantes a fazer o mesmo.

Na Europa, a Stellantis aposta na Leapmotor para competir contra outras chinesas, jogando a mesma partida, mas usando um player por meio de uma parceria.

O Leapmotor B10 é um crossover de porte compacto feito sobre a nova plataforma LEAP 3.5. Ele ainda não tem dados técnicos revelados, mas se sabe que terá versões EV e EREV.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X