Lecar adia conclusão de fábrica e produção no Espírito Santo; mockup apresentado no Salão decepciona

lecar salao
lecar salao crédito: CarPoint News .

A Lecar apresentou no Salão do Automóvel 2025, em coletiva para a imprensa, sua proposta para a picape leve Lecar Campo, além das imagens do conceito Tático, um jipe híbrido flex que compartilha a mesma tecnologia que os demais carros da marca brasileira.

Todavia, nem tudo são flores para a Lecar e sua estreia no evento decepcionou os presentes, já que o CEO da marca, Flávio Figueiredo Assis, havia prometido à imprensa que teria protótipos funcionais na mostra paulistana, mas o que se viu foi somente um mockup da picape Campo.

Outro ponto que coloca em dúvida o futuro da marca é o anúncio oficial de que a conclusão da fábrica e a produção da mesma em Sooretama, interior do Espírito Santo, será adiada.

lecar campo mockup 5
lecar campo mockup 5

Programada para iniciar em agosto de 2026, a produção só ocorrerá no ano seguinte, segundo o divulgado pela Lecar.

Veja também

A Lecar informa que o processo de homologação da fábrica “está em fase conclusiva e, em função de exigências técnicas e legais previstas nesse processo, o cronograma original foi revisado.”

No comunicado, a Lecar diz que o “novo planejamento prevê o início das obras no primeiro trimestre de 2026, com a produção dos primeiros modelos em série programada para o segundo semestre de 2027.”

lecar campo mockup 6
lecar campo mockup 6

Segundo a Lecar, “o ajuste reflete o compromisso da montadora com a conformidade regulatória e a construção de uma operação industrial sólida e sustentável.”

No entanto, no mesmo comunicado, a empresa diz estar “avaliando com uma das maiores fabricantes automotivas da China um acordo de transferência tecnológica. A iniciativa, que envolve cooperação em engenharia e acesso a plataformas globais de eletrificação, também pode atrair novos investimentos para a operação brasileira e fortalecer o projeto industrial da marca.”

Desde que iniciou seu projeto, Flávio Assis tem anunciado suas parcerias nacionais ao nível normalmente não visto no setor, deixando suas ações às claras, o que conquistou a confiança de muitos, até mesmo de lojistas, que já formam uma pequena rede de cinco pontos de vendas.

Com custo de R$ 150 mil para implantação da loja, a Lecar diz ter 90 representações em negociação e quer ter uma rede com 150 lojas, a maioria de origem multimarcas, até o final de 2026.

Até mesmo uma chamada “Compra Programada” com até 72 mensais e parcelas a partir de R$ 2.212,50 está sendo amplamente divulgada. 

E agora, será que a Lecar emplaca mesmo? Criar do zero não é fácil, é verdade, mas só o tempo dará a resposta.

📣 Compartilhe esta notíciaXFacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.