Lecar aposta em peças e componentes já existentes para reduzir custos e agilizar chegada ao mercado

lecar 459 concessionaria 1
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Antes mesmo de iniciar a produção e mesmo de construir de fato seus primeiros protótipos, a marca Lecar inaugurou em São Caetano do Sul, a primeira de uma rede que se espera ter 20 concessionárias até o fim do ano, conforme garantiu Flávio Figueiredo Assis, fundador da empresa.

Ao site Automotive Business , Flávio Assis — autointitulado “Elon Musk brasileiro” — revelou sua estratégia para colocar no mercado os modelos Lecar 459 e Campo, construindo do zero a montadora que pretende ser 100% nacional.

Parte importante dessa estratégia é utilizar peças e componentes de “prateleira”, como se fala no setor automotivo, ou seja, itens que já estão em produção na cadeia automotiva brasileira.

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lecar 459 concessionaria 2
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Isso permite que a Lecar possa reduzir os custos de produção e desenvolvimento de produto, com o 459 utiliza componentes, peças e sistemas já prontos no mercado.

Nesse caso, Flávio revelou ao mercado cada parceria que fechou com a Lecar, inovando ao abrir totalmente os detalhes de seu projeto, diferente dos fabricantes tradicionais e mesmo de importadores.

Assim, sabemos que o motor flex será o Horse HR10 usado nos Kardian e Novo Kicks , assim como o gerador será da WEG. Suspensys e Frasle, que atuam com suspensão e freios, são alguns dos parceiros.

lecar campo 1
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Com exceção do motor elétrico de propulsão e da bateria de fosfato de ferro, os demais componentes do Lecar 459 são nacionais, de fornecedores que já os produzem, porém, nem tudo existe no momento.

Segundo o empresário capixaba, as formas da carroceria e, naturalmente, do design do interior e componentes exclusivos do Lecar 459, terão de ser desenvolvidos, em especial a estamparia das chapas de aço, que são nacionais.

novo lecar 459 5
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Flávio Figueiredo, que usa esse método de produção, comentou que a estamparia ficará a cargo de uma empresa especializada, assim como outros componentes e conjuntos, terceirizando os processos, inclusive o de validação dos testes dinâmicos, feitos pelo Senai Cimatec, da Bahia.

Dessa forma, a Lecar evita grandes investimentos como a estamparia, pois no momento, como revelou, a empresa não tem condições de adquirir caríssimas prensas.

Todavia, a Lecar fica presa aos volumes disponíveis dos fornecedores, mas com capital próprio e linha de financiamento do BNDES, Flávio está tocando o projeto sem dificuldades aparentes.

lecar fabrica 1
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Com essa estratégia, mais do que um bom marketing de produto nacional, a Lecar também obtém a confiança do mercado e a promessa de preços competitivos do 459, que até dezembro tem preço de pré-venda de R$ 159,3 mil.

Interessados já podem encomendar o carro, existente somente em mockup, mas Flávio espera que até o Salão do Automóvel 2025, do qual a Lecar é presença confirmada, apresente ao público o primeiro protótipo para testes. A promessa é de iniciar a produção em agosto de 2026, na cidade de Sooretama–ES.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


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