Lecar: carro híbrido nacional chega inicialmente importado da China; entregas do crossover inspirado na Tesla começam em agosto de 2026

lecar 459 híbrido 1
lecar 459 híbrido 1

A Lecar, marca brasileira que está surgindo para oferecer um carro híbrido nacional, traz uma novidade para o mercado, revelada em uma entrevista do fundador da empresa, Flávio Figueiredo Assis, autointitulado “Elon Musk brasileiro”.

Em entrevista ao site G1 , Assis afirmou que o Lecar 459 Híbrido, seu primeiro carro, será lançado e entregue ao consumidor até agosto de 2026, mas que os protótipos começam a rodar em testes entre março e abril de 2025.

Quanto ao 459, o carro em si não tem alterações além do que está sendo divulgado pela marca, mantendo assim seu design inspirado no Tesla Model Y e com motorização EREV, onde o motor a combustão, no caso o Horse HR10, não traciona o carro elétrico.

lecar 459 híbrido 2
lecar 459 híbrido 2

Embora Assis fale da mudança de um carro 100% elétrico para um híbrido, pelo divulgado, o novo 459 continua a ser um carro elétrico, mas com extensor de alcance à combustão (EREV), que no caso é o 1.0 turbo flex de 122 cavalos, o mesmo usado no Renault Kardian e no Volare Attack 9 Híbrido.

A novidade em relação ao 459 é a produção que, segundo Flávio, deverá iniciar-se na China para haver uma velocidade maior na entrega do carro ao cliente, enquanto a fábrica em Sooretama/ES não estiver operacional.

lecar 459 híbrido 3
lecar 459 híbrido 3

Figueiredo apontou ainda que o processo também dá experiência à Lecar, cuja fase seguinte será a produção em CKD no Brasil para então, em 2032, o 459 ter 100% de suas peças e componentes nacionalizados.

O formato OEM, onde a Lecar contrata uma empresa chinesa para fazer seu projeto, seria a escolha de Assis para a fase inicial. Hoje, a China tem metade de seu parque industrial ocioso por conta da mudança para carros elétricos.

lecar fabrica 2
lecar fabrica 2

O empresário tem em João Conrado do Amaral Gurgel, a inspiração para seu sonho de alcançar um carro 100% nacional, mas reconhece que para a Lecar, isso levará um bom tempo. Aliás, um dos engenheiros da empresa trabalhou com Gurgel.

Com autonomia de 1.000 km, o Lecar 459 Híbrido não necessitará de pontos de recarga externa, já que a recarga de sua bateria de lítio será fornecida pelo motor flex. Hoje, o crossover custa R$ 147.900 e já tem 1.000 pessoas na fila de espera, afirma Assis.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X