A Lecar, marca brasileira que está surgindo para oferecer um carro híbrido nacional, traz uma novidade para o mercado, revelada em uma entrevista do fundador da empresa, Flávio Figueiredo Assis, autointitulado “Elon Musk brasileiro”.
Em entrevista ao site G1, Assis afirmou que o Lecar 459 Híbrido, seu primeiro carro, será lançado e entregue ao consumidor até agosto de 2026, mas que os protótipos começam a rodar em testes entre março e abril de 2025.
Quanto ao 459, o carro em si não tem alterações além do que está sendo divulgado pela marca, mantendo assim seu design inspirado no Tesla Model Y e com motorização EREV, onde o motor a combustão, no caso o Horse HR10, não traciona o carro elétrico.
Embora Assis fale da mudança de um carro 100% elétrico para um híbrido, pelo divulgado, o novo 459 continua a ser um carro elétrico, mas com extensor de alcance à combustão (EREV), que no caso é o 1.0 turbo flex de 122 cavalos, o mesmo usado no Renault Kardian e no Volare Attack 9 Híbrido.
A novidade em relação ao 459 é a produção que, segundo Flávio, deverá iniciar-se na China para haver uma velocidade maior na entrega do carro ao cliente, enquanto a fábrica em Sooretama/ES não estiver operacional.
Figueiredo apontou ainda que o processo também dá experiência à Lecar, cuja fase seguinte será a produção em CKD no Brasil para então, em 2032, o 459 ter 100% de suas peças e componentes nacionalizados.
O formato OEM, onde a Lecar contrata uma empresa chinesa para fazer seu projeto, seria a escolha de Assis para a fase inicial. Hoje, a China tem metade de seu parque industrial ocioso por conta da mudança para carros elétricos.
O empresário tem em João Conrado do Amaral Gurgel, a inspiração para seu sonho de alcançar um carro 100% nacional, mas reconhece que para a Lecar, isso levará um bom tempo. Aliás, um dos engenheiros da empresa trabalhou com Gurgel.
Com autonomia de 1.000 km, o Lecar 459 Híbrido não necessitará de pontos de recarga externa, já que a recarga de sua bateria de lítio será fornecida pelo motor flex. Hoje, o crossover custa R$ 147.900 e já tem 1.000 pessoas na fila de espera, afirma Assis.
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