Lei Volkswagen: como trabalhadores alemães da Baixa Saxônia podem impedir o fechamento de fábricas no país

vw wolfsburg
vw wolfsburg

A Volkswagen não é uma empresa comum, ainda mais no setor automotivo, onde quem rege as regras no final das contas não é o comercial, como em outras montadoras, mas a engenharia. Também, entre os que comandam estão os trabalhadores.

Mas, estes trabalhadores da Volkswagen não são o quadro total da empresa ao nível global, aliás, nem mesmo ao nível alemão. Os que ajudam a decidir os rumos da empresa são aqueles da Baixa Saxônia.

Lá, no estado-sede da companhia, existe uma lei, a chamada “Lei Volkswagen”, na qual o estado germânico detém 20,2% das ações com direito a voto no próprio conselho de administração da empresa.

Então, na mesa onde se tomam os rumos da VW , senta-se Daniela Cavallo, chefe do Conselho de Trabalhadores da Volkswagen. Ela representa não só os interesses dos trabalhadores, mas da Baixa Saxônia, ainda que estejam atrelados de fato aos funcionários da empresa.

vw wolfsburg 1
vw wolfsburg 1

Dentro da VW, mesmo que existam dois tipos de ações e um complexo sistema de participações onde quem manda é a Porsche SE (controle acionário de 53%), mas onde a mesma tem mais de 75% de suas ações com a Volkswagen, os trabalhadores da Baixa Saxônia tem poder de veto.

Nesse caso, a Niedersachsen (Baixa Saxônia em alemão) tem 11,8% de participação no capital, com as famílias Porsche e Piëch tendo 31,9%. Complicado, não é mesmo?

Acredite, as regras para a aprovação de decisões são um tanto mais e já foram contestadas pela União Europeia, que conseguiu uma mudança na lei de aprovação de 80%, considerada uma violação da “livre circulação de capitais”.

Já o veto dos trabalhadores pode ser feito tanto para o fechamento de plantas como para construções de novas, assim como mudança de produção e tudo o que afete diretamente os interesses dos trabalhadores da Baixa Saxônia…

Com histórico da época sombria da Alemanha, a participação dos trabalhadores da região na VW sempre foi forte, ao ponto de ser criada a referida lei em 1960, quando da privatização da VW.

Assim, somente os funcionários da Baixa Saxônia poderão ou não concordar com o fechamento das três fábricas alemãs e a demissão de 300 mil colegas.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X