O Lifan X60 chegou com muita novidades em termos visuais e de equipamentos na sua última linha, em 2019.
O SUV montado no Uruguai com partes importadas da China estava disponível na época, nas versões Talent e VIP, com preços de R$ 69.990 e R$ 78.990.
O utilitário esportivo já foi destaque entre os carros chineses e chegou a liderar o mercado com produtos dessa origem.
Em 2019, o Lifan X60 não apareceu nem entre os 40 SUVs mais vendidos, o que indica que ele ficou com menos de 1.234 unidades no ano, número do Troller T4, o 40º colocado.
E hoje, no mercado de carros usados, o modelo parte de R$ 32.000, que é o valor de uma unidade ano 2013, o primeiro ano de venda no Brasil, segundo os dados atuais da Tabela Fipe.
Mas o que é o Lifan X60? O utilitário esportivo surgiu no Salão de Xangai 2010 sob a marca chinesa que ficou conhecida pelas motocicletas, quase sempre cópias de modelos da Honda ou Yamaha.
Detalhes do SUV chinês
O Lifan X60 depois da atualização ganhou um visual mais agradável. O SUV chinês passa a dispor de uma frente renovada, dotada de barra cromadas com duas entradas de ar (superior e inferior), para-choque dotado de LEDs diurnos, faróis de neblina circulares e um protetor central bem destacado.
O conjunto ótico foi atualizado com projetor de facho baixo, além de assinatura em LED envolvente, que não substituem os DRLs de LED no protetor.
A carroceria permanece a mesma, bem antiquada, mas com retrovisores na cor da carroceria e com repetidores de direção em LED. Há também maçanetas cromadas, assim como os frisos das janelas.
As rodas de liga leve agora possuem um visual mais esportivo, especialmente o modelo da versão VIP, que tem acabamento preto e diamantado. Ela tem aro 18 polegadas e pneus 225/55 R18. Na Talent, as rodas são de 17 polegadas e com pneus 215/60 R17.
A suspensão é elevada e tem bons ângulos de entrada e saída, além de bom vão livre do solo.
O Lifan X60 tem ainda barras longitudinais no teto, bem como vidros climatizados, para-choque traseiro com falsas saídas de escape, protetor central, friso cromado sobre a placa, câmera de ré, sensor de estacionamento e o limpador da vigia traseira.
Há inclusive um pequeno defletor de ar incorporado ao desenho da carroceria. As lanternas são em LED. O teto solar elétrico é outro destaque, dando mais sofisticação ao SUV chinês.
Por dentro, o Lifan X60 apresenta um ambiente em acabamento preto, mas com o requinte de material soft imitando couro com costuras vermelhas no painel, portas e assentos.
O quadro de instrumentos foi repaginado, mantendo o cluster análogo-digital centralizado e com iluminação azul, onde o velocímetro é digital e o conta-giros analógico. Há medidores de temperatura da água e nível de combustível com luzes de LED, além de computador de bordo.
Interessantes são os comandos físicos de mídia e ar-condicionado, bem estilizados. O display digital da multimídia, com tela sensível ao toque de 8 polegadas e o sistema operacional Android são interessantes.
O dispositivo vem com rádio AM-FM, conexões USB e auxiliar, Bluetooth, SD Card, câmera de ré, ajustes de mídia e configurações diversas, bem como o navegador GPS Navitech 2.0, mas sem informações de tráfego. O acabamento central imita fibra de carbono.
Um porta-copos minusculo fica ao lado de outro maior. Já o porta-luvas tem espaço pequeno, enquanto a capa do airbag do passageiro aparece desafortunadamente na parte superior. Os difusores de ar circulares com acabamento preto dão um ar mais esportivo ao interior.
Entre os bancos, a alavanca de câmbio tem um vistoso botão de desbloqueio de posição e tem opção Sport e manual. O acabamento nas laterais também imita fibra de carbono. Um acendedor de cigarros e uma tomada 12V surge sob o painel.
Entre os bancos, apoio de braço em couro e porta-objetos logo abaixo. No lugar que seria para um bom porta-copos duplo, há dois porta-objetos bem pequenos. Os bancos em couro são largos e pouco envolventes, mas aceitáveis. O do motorista tem ajuste de altura, assim como os cintos de segurança dianteiros.
A ergonomia é fraca, especialmente na posição dos comandos dos vidros elétricos e retrovisores. O espaço geral é bom, tendo bons centímetros para as pernas de quem vai atrás. A altura interna também é satisfatória, assim como o banco traseiro, que é bipartido e tem conjunto completo de cintos, apoios de cabeça e apoia braço central com porta-copos.
Há regulagem do encosto, para maior conforto. Falta difusores de ar para quem vai atrás, mas isso é pedir demais no Lifan X60.
O teto solar elétrico tem acionamento em duas fases, com a primeira apenas levantando o vidro e a segunda fazendo-o correr para dentro da carroceria. Há uma grande luz interna bem no meio do carro, além das luzes de leitura dianteiras.
Porta-óculos é outro item obrigatório presente, assim como os para-sóis com espelhos iluminados. Alças de teto também ajudam a entrar e sair. Falando nisso, existem como acessório, estribos laterais para melhor acesso ao habitáculo.
O porta-malas de 425 litros tem espaço suficiente e vem com carpete, além de luz interna e ganchos para fixação de bagagens. Há cobertura retrátil e o banco bipartido facilita o aproveitamento de espaço extra.
A tampa do porta-malas, no entanto, é bem pesada. Fora isso, o acesso é bom.
O estepe fica logo abaixo e tem todo o ferramental necessário para a troca de pneu furado. Sob o veículo, o Lifan X60 conta com suspensão dianteira McPherson na dianteira e braços múltiplos na traseira, ambos com barras estabilizadoras.
As novidades que ele recebeu nos últimos anos
O visual se diferencia da linha anterior pela grade frontal com uma barra horizontal com o nome da marca chinesa em alto relevo.
O Lifan X60 tem ainda novas luzes de condução diurna na dianteira, para-choques redesenhados, novo detalhe traseiro que emita aço escovado e com duas aberturas laterais cromadas, retrovisores com novo formato e indicadores de direção em LED e novas rodas de liga-leve de 17 ou 18 polegadas.
No interior, o Lifan X60 apresenta como novidades um novo painel de instrumentos, console central redesenhado e bancos com revestimento em couro sintético e costuras vermelhas.
Entre os equipamentos de série, o Lifan X60 passa a dispor de sensor de luminosidade, trio elétrico, sensor de estacionamento traseiro, airbag duplo, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, Isofix, entre outros.
Há também nova central multimídia com navegador Navtech 2.0, agora com tela sensível ao toque de oito polegadas, navegador GPS, câmera de ré, Bluetooth, sistema Android, entradas USB, SD card e auxiliar, entre outros.
No VIP, o Lifan X60 se diferencia pelo teto solar de acionamento elétrico, rodas de liga leve aro 18 polegadas com desenho esportivo e câmbio automático CVT com simulação de marchas, modo Sport e trocas manuais.
Versões
- Lifan X60 Talent 1.8 MT
- Lifan X60 VIP 1.8 CVT
Equipamentos
Lifan X60 Talent 1.8 MT – Motor 1.8 de 128 cv e câmbio manual de cinco marchas, mais ar-condicionado manual, vidros elétricos nas quatro portas, trava central elétrica nas quatro portas, retrovisores externos com controle elétrico, rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 215/60 R17, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, faróis de neblina, faróis com assinatura visual em LED, grade cromada, LEDs diurnos no para-choque e sensor de estacionamento traseiro.
Há também Isofix, banco traseiro bipartido, sensor de luminosidade, bolsas infláveis para motorista e passageiro, bancos com revestimento em couro sintético, câmera de ré, multimídia com tela de 8 polegadas e Android OS, entradas USB, SD card e auxiliar, Bluetooth, navegador GPS, lavador e limpador do vidro traseiro, luz traseira de neblina, maçanetas internas cromadas, banco do motorista com regulagem de altura e computador de bordo,
Inclui também cintos de segurança de três pontos com regulagem de altura nos bancos dianteiros, cintos de três pontos para os três passageiros do banco traseiro, luzes de leitura, porta-óculos, alarme, três apoios de cabeça traseiros com regulagem, apoio de braço central traseiro com porta-copos, cobertura do porta-malas retrátil, estepe em liga leve, maçanetas cromadas, frisos cromados e detalhes em preto brilhante.
Bem como barras longitudinais no teto, antena em estilo barbatana, tapetes e carpete no porta-malas, luz interna temporária, luzes de cortesia nas portas, retrovisor dia e noite, coluna de direção regulável em altura, alças de mão no teto, painel com cobertura em material soft e costura personalizada, volante com comandos de áudio, cluster análogo-digital, chave canivete, espelhos iluminados nos para-sóis, repetidores de direção em LED nos retrovisores, rádio AM-FM, relógio digital, ajuste elétrico da altura dos faróis, tomada 12V, entre outros.
Lifan X60 VIP 1.8 CVT – Itens acima, mais transmissão CVT com simulação de seis marchas, mais modo Sport e trocas manuais na alavanca, além de teto solar com acionamento elétrico e persiana, rodas de liga leve aro 18 polegadas e pneus 225/55 R18.
Preços
- Lifan X60 2013 – R$ 32.067
- Lifan X60 2014 – R$ 37.684
- Lifan X60 2015 – R$ 40.310
- Lifan X60 2016 – R$ 45.601
- Lifan X60 2018 – R$ 55.174
- Lifan X60 2019 – R$ 59.508
- Lifan X60 VIP 2018 – R$ 58.126
- Lifan X60 VIP 2019 – R$ 60.960
Preços da tabela Fipe de abril de 2024.
O motor 1.8
O Lifan X60 mantém o antiquado motor LFB479B, que tem quatro cilindros em linha, 1.8 litro, duplo comando de válvulas no cabeçote, sistema de variação de abertura para válvulas de admissão, bloco, cabeçote e cárter feitos de alumínio e injeção de combustível multiponto.
O propulsor entrega somente 128 cv a 6.000 rpm e 16,8 kgfm a 4.200 rpm, abastecido apenas com gasolina.
Informações de performance
Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final
- Lifan X60 1.8 MT – 11,2 segundos e 170 km/h
- Lifan X60 1.8 CVT – 13,0 segundos e 165 km/h
Consumo
Cidade
- Lifan X60 1.8 MT – 8,7 km/litro na gasolina
- Lifan X60 1.8 CVT – 8,6 km/litro na gasolina
Estrada
- Lifan X60 1.8 MT – 11,3 km/litro na gasolina
- Lifan X60 1.8 CVT – 11,1 km/litro na gasolina
Ficha técnica
Motor |
1.8 |
Tipo |
Dianteiro transversal e Gasolina |
Número de cilindros |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
1794 |
Válvulas |
16 |
Taxa de compressão |
10:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) |
Gasolina: 128 cv @ 6000 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) |
Gasolina: 16,8 kgfm @ 4200 rpm |
Transmissão |
|
Tipo |
Manual 5 marchas / CVT 6 marchas |
Freios |
|
Tipo |
Disco ventilado / Disco |
Direção |
|
Tipo |
Hidráulica |
Suspensão |
|
Dianteira |
McPherson, independente com barra estabilizadora |
Traseira |
Multilink |
Rodas e Pneus |
|
Rodas |
Liga Leve aro 17 / 18 polegadas |
Pneus |
215/60 R17 / 225/55 R18 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) |
4405 |
Largura sem retrovisores (mm) |
1790 |
Altura (mm) |
1690 |
Distância entre os eixos (mm) |
2600 |
Capacidades |
|
Porta-malas (litros) |
425 |
Tanque (litros) |
55 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) |
ND |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1330 (MT) 1350 (CVT) |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
ND |
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