Logo depois de seu lançamento, Apple Carplay Ultra é abandonado pela maioria das montadoras que iriam usar o sistema

Apple CarPlay Ultra instrument cluster themes 02
Apple CarPlay Ultra instrument cluster themes 02

O Apple CarPlay Ultra finalmente chegou às ruas, começando pelos modelos da Aston Martin na América do Norte.

A nova versão do sistema da Apple permite que o iPhone vá além da interface de mídia e navegação, assumindo o controle de elementos centrais do carro, como o painel de instrumentos e até mesmo o ar-condicionado — tudo com o visual característico do ecossistema Apple.

Mas nem todo mundo está empolgado com essa proposta.

Segundo reportagem do Financial Times , diversas marcas que haviam sido anunciadas na apresentação original do CarPlay Ultra em 2022 estão, agora, recuando ou abandonando o projeto.

Apple CarPlay Ultra cluster widgets
Apple CarPlay Ultra cluster widgets

Nomes de peso como Audi, Mercedes-Benz, Polestar, Renault e Volvo já informaram que não pretendem mais integrar o sistema aos seus veículos.

A Jaguar Land Rover ainda está “avaliando”, enquanto Ford, Nissan e Infiniti preferiram não comentar.

Ou seja, das 14 marcas que apareceram como parceiras iniciais, apenas quatro ainda estão oficialmente no barco.

A resistência tem motivos variados, mas o ponto central parece ser a autonomia. Com os carros se tornando cada vez mais definidos por seus sistemas operacionais e experiências digitais, fabricantes querem manter controle total sobre a estética, os serviços e, claro, as fontes de receita.

Apple CarPlay Ultra cluster radio
Apple CarPlay Ultra cluster radio

Um executivo da Renault, segundo o FT, teria resumido bem a posição das montadoras com uma resposta direta à Apple: “Não tente invadir nossos próprios sistemas”.

Outro ponto de fricção é visual. Carros de luxo, especialmente os de marcas como Mercedes, têm interiores altamente sofisticados e personalizados.

Um sistema padronizado como o CarPlay Ultra pode parecer deslocado em um ambiente tão cuidadosamente desenhado.

Embora a Apple permita que as montadoras criem temas personalizados — como a Aston Martin fez — nem todas estão dispostas a investir nesse nível de adaptação.

Apple CarPlay Ultra cluster climate
Apple CarPlay Ultra cluster climate

Ainda assim, a Apple não desistiu. A empresa incluiu novas marcas em seus anúncios recentes, como Hyundai, Kia e Genesis.

A Porsche segue desenvolvendo a integração com o Ultra, e é possível que algumas marcas estejam apenas adiando a adoção até que os problemas sejam resolvidos ou a demanda do consumidor aumente.

E problemas técnicos existem. Segundo a revista Road & Track, o iPhone conectado ao CarPlay Ultra esquenta consideravelmente e perde carga mesmo sobre uma base de recarga sem fio.

Além disso, os contadores de velocidade e rotação apresentaram atrasos perceptíveis — algo inaceitável para muitos motoristas, especialmente em carros esportivos ou de luxo.

E claro, se o motorista tiver um smartphone Android, todo esse sistema se torna irrelevante.

No fim, o sucesso do CarPlay Ultra depende não só da Apple resolver essas falhas iniciais, mas também de convencer montadoras e consumidores de que vale a pena abrir mão do controle estético e funcional em nome da integração com o iPhone.

Até lá, o futuro de “iPhones sobre rodas” ainda está longe de ser realidade.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.