Longe do Brasil, Alfa Romeo Junior aparece em registro no INPI

alfa junior inpi 1
alfa junior inpi 1

O Alfa Romeo Junior é um dos principais produtos da Stellantis na Europa e de produção fixada na Polônia, mais precisamente na histórica fábrica da antiga FSM, em Tychy.

Isso lhe rendeu um baita problemão com o governo Meloni na Itália e o nome original, Milano, teve que ser retirado por simbolizar uma cidade italiana e ser um nome nacional do país, conforme a lei local.

Assim, este compacto da Alfa virou Junior, nome já usado no passado e não tão atraente quanto o da romana Mediolano, que se tornou a hoje conhecida Milano ou Milão.

alfa junior inpi 2
alfa junior inpi 2

Mesmo assim, o Junior segue seu caminho por lá, mas bem longe de terras brasileiras, uma vez que, após os anos 90, a Alfa Romeo foi definitivamente descartada do mercado nacional.

Veja também

Presente aqui desde os tempos do preto e branco, seja na forma de elegantes carros ou de duráveis caminhões e ônibus, a Alfa Romeo só vende na Argentina pelo gosto dos hermanos.

alfa junior inpi 3
alfa junior inpi 3

Todavia, no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – o Alfa Romeo Junior apareceu num registro de desenho industrial, mostrando suas faces ousadas, como devem ser em um modelo da marca milanesa.

Com 4,17 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e 2,55 m de entre eixos, o Alfa Junior é um irmão de modelos como o Peugeot 2008, por usar a plataforma modular Smart Car.

alfa junior inpi 4
alfa junior inpi 4

Aqui, tecnicamente, ele poderia ser feito em Porto Real e exportado para a Argentina, caso os hermanos estivessem comprando-o como emplacam outros produtos de volume por lá.

Na mecânica, lá, o Junior tem o 1.2 THP de 136 cavalos e sua versão elétrica com potências entre 156 e 282 cavalos, com esta última sendo no Junior Veloce, que o decola de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e com autonomia de 347 km no ciclo WLTP.

alfa romeo junior
alfa romeo junior

Vem? Não vem… Como dissemos, a Alfa Romeo é só uma memória saudosa na história automotiva do Brasil.

 

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Deixe um comentário