Longe dos problemas da Itália e EUA, Stellantis atinge capacidade máxima por aqui com mais de 1 milhão de carros

fiat betim 5
fiat betim 5

Quando falamos sobre Turim, a metrópole italiana no pé dos Alpes, fizemos um comparativo com outra grande cidade na América do Sul, Belo Horizonte, no pé da Serra do Curral.

Nas duas, pelo menos diretamente na primeira, existe um grande complexo industrial da Fiat . Aqui, fica em Betim, colada na capital das Gerais.

Enquanto os italianos lamentam as suspensões de trabalho da Stellantis no país, aqui a empresa atingiu sua capacidade instalada e estamos falando de mais de um milhão de carros por ano.

Contando as plantas de Goiana e Porto Real, além de Córdoba e El Palomar, as duas na Argentina, a Stellantis com Betim trabalha a todo vapor. Emanuele Cappellano, COO da Stellantis na região, comentou o assunto com o site Automotive Business .

Cappellano disse: “Temos uma capacidade instalada de produção de mais de 1 milhão de veículos/ano e estamos utilizando toda ela”. Preparando um aumento de produção na Argentina com a imigração da linha das picapes Landtrek e Titano, a Stellantis indica com isso que a demanda na região está em alta.

O chefe da empresa ampliou: “Na América do Sul, existe uma proporção de quatro habitantes por veículo. Nos Estados Unidos e na Europa, é de um para um. Então, há espaço para crescer mais e o mercado vem apresentando um crescimento interessante”.

Com investimento de R$ 32 bilhões nas operações de Brasil e Argentina, a Stellantis reafirma sua posição de liderança com várias marcas, sendo cinco no Brasil, além de Alfa Romeo e DS no país vizinho.

Aqui, com Ram, Jeep, Fiat, Peugeot e Citroën, a Stellantis tem 28% de market share, com a Fiat tendo mais de 20% sozinha. Produtos como Strada, Argo e Mobi criam enormes volumes, mas as vendas somadas dão grande percentual ao grupo.

Todavia, as francesas novamente caíram após um boom inicial com as primeiras mudanças feitas pela Stellantis. Parece que a eletrificação precisa chegar rapidamente a elas. Enquanto isso, a Leapmotor prepara o terreno para ser a sexta marca por aqui.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X