Lotus é a mais recente montadora a deixar de lado planos de uma linha toda elétrica e, ao invés disso, focar em híbridos

lotus emeya 1
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Carros elétricos de luxo eram tidos como um novo patamar para o segmento premium e muitas marcas apostaram (e ainda apostam, como Porsche e Jaguar) que o futuro estará atrelado à bateria.

Todavia, o mercado não está indo nessa direção e várias delas revisaram suas metas e modelos 100% elétricos , incluindo até a inglesa Lotus, que se junta ao clube com seu portfólio agora variado por influência da Geely.

Feng Qingfeng, CEO da Lotus, disse na China: “A Lotus desenvolverá a tecnologia ‘Super Híbrida’ com carregamento plug-in ultrarrápido com um motor de combustão turboalimentado para estender o alcance geral para 1.100 km”.

A proposta a princípio seria referente aos modelos Emeya e Eletre, respectivamente sedã e SUV, que atualmente são vendidos somente com motorização elétrica em vários níveis de potência.

A Geely tem motores modernos para a tarefa, alguns deles de origem Volvo, que serviriam bem em uma proposta EREV, que evita a introdução de uma transmissão e um sistema mais complexo em carros que nasceram para serem elétricos.

lotus eletre 1
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O CEO da Lotus continuou: “Na Lotus, sempre escolhemos a melhor tecnologia de energia disponível, seja gasolina pura, elétrica pura, híbrida ou de alcance estendido [EV]”.

Embora não se saiba exatamente quanto custaria converter modelos como Emeya e Eletre em híbridos plug-in, adicionar um motor a combustão, um gerador e um tanque de combustível já representam uma enorme intervenção em um carro elétrico.

Qingfeng explicou: “Os motores de carros de luxo já são muito potentes, e a experiência de dirigir é bem similar, com motores de oito e 12 cilindros tendo bom desempenho”.

Todavia, esse não seria o caso da Lotus, pois as emissões a serem consideradas arruinariam as vendas da marca na Europa. Por isso, devemos esperar por carros da Lotus com geradores bem menores e mais fracos que os tipos citados.

Para a Lotus, justificaria um V6 num superesportivo de motor central, devidamente hibridizado, enquanto a gama mais tradicional iria de 2.0. O poder mesmo, no entanto, está nos motores elétricos, que podem chegar a números impressionantes.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X