Lotus quer voltar a produzir carros de outros fabricantes para diversificar atividades

lotus emeya 1
lotus emeya 1

A Lotus voltou a ser mais independente da Geely após recente compra de suas próprias ações e agora procura um novo horizonte para se reerguer novamente, ainda que a ajuda do gigante chinês tenha sido muito válida.

A questão realmente é que, mesmo com os novos carros chineses da Lotus , ela perdeu muito de sua identidade com a associação ao lado da Geely e uma das especialidades da empresa é exatamente a engenharia automotiva.

Tal como a Porsche, a Lotus sempre trabalhou em projetos paralelos para outros fabricantes e agora quer voltar a atuar para terceiros como antigamente.

lotus evija (2)
lotus evija (2)

Ainda que tenha novos e sofisticados carros chineses, bem como a tão esperada Royal Warrant of Appointment, a Lotus não está emplacando bem e isso pode ter relação exatamente com essa nova proposta da marca inglesa, salva apenas pelo Evija. 

Com 5.272 carros vendidos em 2024, a Lotus está longe dos números que até mesmo a Geely esperava e Hethel, na Inglaterra, está bem abaixo de sua capacidade industrial.

Matt Windle, CEO da Lotus Europa, quer ampliar a produção de veículos na fábrica-sede da Lotus, a princípio, com carros de outras marcas da Geely.

lotus eletre 1
lotus eletre 1

À revista inglesa Autocar , Windle comentou: “Isso nos dá um elo sólido entre a fabricação e o comercial de carros esportivos, mas também me permite trabalhar de forma mais ampla em todos os setores”.

Com esportivos como Emira, Eletre e Emeya, a Lotus tem um portfólio de carros esportivos bem atual e sofisticada, mas os bólidos compactos à moda antiga ainda são o que mais faz lembrar da marca.

Recentemente, com o tarifaço de 25% dos EUA, a Lotus estava fadada ao Capítulo 11, porém, o governo americano concedeu um “indulto” aos britânicos, permitindo que vendam seus carros com 10% de tarifa.

Com essa indulgência do POTUS, a Lotus agora pode vender nos EUA com um custo razoável e assim sobreviver às vendas em baixa, à falta de identidade e à ociosidade em casa.

 

 



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X