Carros elétricos de luxo prometem uma revolução na forma como nos locomovemos, oferecendo o que há de mais moderno em conectividade, automação e design.
Mas, às vezes, basta um pequeno detalhe para que toda essa sofisticação se transforme em frustração.
Foi o que aconteceu com um proprietário de um Lucid Air Grand Touring, modelo que custa mais de 110 mil dólares, que acabou completamente impedido de acessar ou utilizar seu próprio carro por conta de um problema banal: a falha da bateria de 12 volts.
O episódio ocorreu em Minneapolis, nos Estados Unidos, quando o dono tentou usar seu carro e simplesmente não conseguiu entrar.
Nem o aplicativo de smartphone, nem o controle remoto e nem mesmo o cartão-chave foram capazes de destravar o veículo.
A central de atendimento da Lucid também não conseguiu se conectar remotamente ao sistema do carro, mesmo com a bateria principal ainda com 85% de carga.
O motivo? A pequena bateria auxiliar, a mesma que também equipa carros a combustão, havia falhado.
Sem uma fechadura mecânica visível ou algum tipo de alavanca de emergência, o dono do sedã de luxo ficou completamente refém do carro parado na garagem.
Para piorar, o técnico móvel da Lucid que atende a região estava de férias, e a única solução foi chamar um guincho para levar o veículo até uma oficina autorizada.
Lá, conseguiram recarregar a bateria de 12 volts, o que foi suficiente apenas para abrir as portas e permitir que o dono retirasse seus pertences, incluindo os tacos de golfe que ele precisava para o fim de semana.
Mas a solução foi momentânea. Assim que as portas foram fechadas, o sistema voltou a desligar completamente, deixando o carro novamente sem resposta.
A Lucid ainda não informou se a falha foi solucionada permanentemente, mas o episódio escancara uma vulnerabilidade presente em vários EVs sofisticados: a dependência de uma bateria auxiliar simples, que quando falha, inutiliza completamente o veículo.
Esse tipo de situação levanta um questionamento importante sobre até que ponto a tecnologia está realmente pronta para substituir os sistemas tradicionais.
Afinal, de que adianta um carro de última geração com centenas de funções inteligentes, se ele pode ser completamente paralisado por uma peça de menos de R$ 200?
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!