Lucid Motors se torna a primeira montadora da Arábia Saudita

lucid arabia 1

A Lucid Motors marcou a história da Arábia Saudita ao abrir a primeira fábrica de automóveis do país do Oriente Médio, sempre um grande produtor de petróleo, que agora fará carros elétricos e bem caros.

A instalação fica na Cidade Econômica Rei Abdullah (KAEC), Jeddah ou Gidá, segunda maior cidade do país com 4 milhões de habitantes.

Na primeira fase, a instalação tem capacidade para montar 5.000 veículos por ano, mas o plano é alcançar 155.000 veículos elétricos por ano, o que não seria um número ruim para um país que nada em dinheiro.

Segunda fábrica da Lucid e a primeira fora dos EUA, a instalação saudita recebeu apoio financeiro do Ministério de Investimentos da Arábia Saudita (MISA), do Fundo Saudita de Desenvolvimento Industrial (SIDF) e da Cidade Económica da Cidade Económica Rei Abdullah (KAEC).

Espera-se que o empreendimento acelere a economia da Arábia Saudita, que visa diversificar em relação ao petróleo, uma fonte esgotável de energia, ainda que suas reservas durem até 100 anos.

lucid air sapphire 4

Segundo a iniciativa Verde Saudita, 30% dos carros novos vendidos no país serão elétricos em 2030, seguindo assim uma política de eletrificação que hoje pode ser bancada com o dinheiro do petróleo.

O reino saudita pode seguir o caminho da Noruega e focar na eletrificação vendendo suas commodities e a Lucid é um passo importante nessa direção.

Com fonte, essa sim inesgotável, de energia solar em abundância, a Arábia Saudita pode literalmente forrar parte do deserto com painéis fotovoltaicos e assim alimentar futuras fábricas de carros elétricos.

Peter Rawlinson, CEO e CTO da Lucid, comenta: “Estamos muito satisfeitos por fazer história hoje na Arábia Saudita ao abrir a primeira fábrica de automóveis do país, que irá produzir os nossos premiados veículos elétricos e apoiar a visão do país para uma economia mais sustentável e diversificada”.

Chamada AMP-2, já que a AMP-1 fica em Casa Grande, Arizona, a planta da Lucid deve montar os modelos Air e Gravity. Será que a Tesla seguirá para as arábias?

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X