OBS: o Contran não especifica se as luzes diurnas são necessariamente as de LED, e sim apenas DRL (“daytime running lamp”), porém é importante ficar ligado na intensidade das luzes diurnas do seu carro.
Se elas forem mais fracas e mais simples, como as de modelos como Onix ou EcoSport, que tecnicamente nem mesmo são DRLs, o policial pode te multar por achar que a luz é fraca demais para uso diurno.
Luzes diurnas (DRL) usadas como farol baixo nas estradas
A partir de amanhã (sexta-feira, 8), os motoristas deverão circular durante o dia em rodovias com o farol baixo ligado. A Lei 13.290 de 16 de maio de 2016 altera os artigos 40 inciso I e 250 inciso I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
E para alegria de muitos, a luz diurna também será aceita, de LED ou não, conforme uma declaração feita pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nesta quinta-feira, 7.
Anteriormente, a luz diurna (DRL, de “daytime running lamp”) não estava prevista em lei. A inclusão da DRL foi solicitada da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No entanto, é importante ressaltar que as DRL não servem para outras situações em que o farol baixo é exigido, como circulação à noite ou em túneis.
Caso haja o descumprimento da lei, o motorista poderá levar 4 pontos na carteira de habilitação (infração média) e será multado em R$ 85,13. A partir de novembro, o valor para esse tipo de infração será de R$ 130,16.
O que é DRL, ou luz diurna?
As DRL’s, sigla que vem de “daytime running lamp”, ou lâmpada de uso diurno. São luzes fortes que funcionam o tempo todo, e se acendem assim que o carro é ligado.
Seu objetivo é aumentar a visibilidade do carro durante o dia, ou seja, fazer com que outros carros e também pessoas e bicicletas / motos, percebem que o carro vem vindo com maior facilidade, aumentando a segurança de todos.
A eficácia deste tipo de lâmpada é maior em lugares onde o tempo fica nublado ou escuro durante o dia, como países do norte da Europa, onde o inverno é muito rigoroso e a luz do sol fica longe de ser vista diretamente.
Aliás, as DRL’s se tornaram obrigatórias primeiramente nos países nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia), lugares que tem esse tipo de ambiente.
Na Europa, todos os carros fabricados a partir de fevereiro de 2011 são obrigados a ter algum tipo de luz diurna, embora ela não precise ser necessariamente de LED, o tipo mais forte.
Enquanto isso, no Brasil nem todos os modelos tem esse item (confira aqui uma lista com os 10 mais baratos com luzes diurnas).
[Fonte: G1]
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