Luz diurna poderá ser usada durante o dia em rodovias

OBS: o Contran não especifica se as luzes diurnas são necessariamente as de LED, e sim apenas DRL (“daytime running lamp”), porém é importante ficar ligado na intensidade das luzes diurnas do seu carro.

Se elas forem mais fracas e mais simples, como as de modelos como Onix ou EcoSport, que tecnicamente nem mesmo são DRLs, o policial pode te multar por achar que a luz é fraca demais para uso diurno.

Luzes diurnas (DRL) usadas como farol baixo nas estradas

A partir de amanhã (sexta-feira, 8), os motoristas deverão circular durante o dia em rodovias com o farol baixo ligado. A Lei 13.290 de 16 de maio de 2016 altera os artigos 40 inciso I e 250 inciso I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

E para alegria de muitos, a luz diurna também será aceita, de LED ou não, conforme uma declaração feita pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nesta quinta-feira, 7.

Anteriormente, a luz diurna (DRL, de “daytime running lamp”) não estava prevista em lei. A inclusão da DRL foi solicitada da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No entanto, é importante ressaltar que as DRL não servem para outras situações em que o farol baixo é exigido, como circulação à noite ou em túneis.

Caso haja o descumprimento da lei, o motorista poderá levar 4 pontos na carteira de habilitação (infração média) e será multado em R$ 85,13. A partir de novembro, o valor para esse tipo de infração será de R$ 130,16.

O que é DRL, ou luz diurna?

As DRL’s, sigla que vem de “daytime running lamp”, ou lâmpada de uso diurno. São luzes fortes que funcionam o tempo todo, e se acendem assim que o carro é ligado.

Seu objetivo é aumentar a visibilidade do carro durante o dia, ou seja, fazer com que outros carros e também pessoas e bicicletas / motos, percebem que o carro vem vindo com maior facilidade, aumentando a segurança de todos.

A eficácia deste tipo de lâmpada é maior em lugares onde o tempo fica nublado ou escuro durante o dia, como países do norte da Europa, onde o inverno é muito rigoroso e a luz do sol fica longe de ser vista diretamente.

Aliás, as DRL’s se tornaram obrigatórias primeiramente nos países nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia), lugares que tem esse tipo de ambiente.

Na Europa, todos os carros fabricados a partir de fevereiro de 2011 são obrigados a ter algum tipo de luz diurna, embora ela não precise ser necessariamente de LED, o tipo mais forte.

Enquanto isso, no Brasil nem todos os modelos tem esse item (confira aqui uma lista com os 10 mais baratos com luzes diurnas ).

[Fonte: G1 ]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X