A Hesai Group, maior fabricante mundial de sensores Lidar, anunciou que reduzirá pela metade o preço de seu principal produto em 2024.
A decisão visa expandir o uso da tecnologia em veículos elétricos (EVs), tornando-a acessível até para modelos mais baratos, com preços abaixo de 150.000 yuan (20.000 dólares).
David Li, CEO da Hesai, comparou o avanço da tecnologia Lidar ao status de componentes de segurança como airbags e cintos de segurança. “Estamos entrando em uma fase onde milhões de carros vendidos anualmente serão equipados com Lidar”, afirmou Li em entrevista à Reuters.
Os sensores Lidar utilizam lasers para criar imagens tridimensionais do entorno de um veículo, ajudando na navegação e detecção de obstáculos.
Atualmente, cerca de 24% dos EVs e híbridos plug-in chineses usam Lidar, mas a expectativa é de que essa taxa salte para 40% em modelos acima de 20.000 dólares após a redução de preço.
A próxima geração de sensores da Hesai, chamada ATX, será lançada em 2024 com um preço inferior a 200 dólares, metade do custo do modelo atual AT128. A redução será possível graças ao desenvolvimento de chips próprios e à otimização da produção.
Essa estratégia reflete o compromisso da empresa em tornar a tecnologia Lidar amplamente adotada, permitindo sua aplicação até mesmo em EVs de entrada, impulsionando o mercado e elevando os padrões de segurança.
A forte demanda na China levou a Hesai a planejar um aumento significativo na produção em sua fábrica de Hangzhou, que atingirá uma capacidade anual de 1,5 milhão de unidades em 2024.
No terceiro trimestre de 2024, as vendas de sensores Lidar da empresa mais que triplicaram, alcançando quase 130.000 unidades, com clientes como Li Auto e BYD.
A Hesai também busca expandir globalmente e está em negociações com montadoras estrangeiras. Apesar das tensões comerciais entre a China e mercados como os EUA e Europa, Li afirmou que a empresa está explorando a possibilidade de estabelecer fábricas no exterior.
“A tendência global será que países como os Estados Unidos incentivem a criação de plantas locais para gerar empregos”, disse o CEO.
Embora o Lidar seja visto como um componente crucial para sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e veículos autônomos, a Tesla permanece uma exceção notável.
A montadora liderada por Elon Musk opta por usar câmeras e inteligência artificial para detectar riscos, rejeitando o uso de sensores Lidar.
Com ações da Hesai subindo 44% após o anúncio, a empresa reforça seu papel como líder no mercado de lidar.
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