Maior túnel embaixo dágua do mundo tem 27 km de extensão e rotatória a 260 metros de profundidade

noruega maior tunel submerso do mundo
noruega maior tunel submerso do mundo

Se você achava que o túnel submerso que vai ser feito entre Santos e Guarujá impressionante, com seus cerca de 1.500 metros de extensão, é melhor se sentar.

A Noruega está construindo o maior túnel submerso do mundo, com 27 km de extensão, ligando as cidades de Stavanger, Kvitsøy e Haugesund.

Batizado de Rogfast, o túnel vai passar por debaixo do Mar do Norte e atingirá profundidades de até 392 metros, o equivalente a um prédio de mais de 85 andares submerso.

O projeto não só supera qualquer construção americana como também desafia a lógica do trânsito com um componente inédito: uma rotatória dupla submarina.

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Essa rotatória vai conectar a ilha de Kvitsøy, uma comunidade isolada que será finalmente integrada por terra firme graças à estrutura colossal.

Enquanto o Eurotúnel entre Reino Unido e França transporta veículos em trens, o Rogfast será exclusivamente para tráfego rodoviário.

Shaping Connection with Skanska: Creating the world's longest road tunnel

Cada tubo terá duas faixas em um só sentido, o que permitirá fluidez mesmo em horários de pico, substituindo as balsas que hoje fazem a travessia.

A complexidade da obra é tamanha que foram formadas duas equipes de escavação, uma começando pelo norte e outra pelo sul, com o objetivo de se encontrar no meio com precisão de menos de 5 cm.

A profundidade extrema também trouxe desafios técnicos sérios, como vazamentos de água salgada antes mesmo de atingir os primeiros 300 metros.

A pressão da água vai de 437 psi atualmente até 570 psi quando a escavação alcançar a profundidade final, o que exige reforços estruturais e tecnologia de ponta.

Mesmo assim, as autoridades norueguesas seguem confiantes e consideram a obra essencial para melhorar a mobilidade regional e reduzir a dependência de embarcações.

Além da funcionalidade, o projeto é um marco de engenharia de precisão e ousadia arquitetônica, algo que dificilmente seria tentado em outros países.

Enquanto isso, muitos motoristas ainda enfrentam filas para entrar em túneis de poucos quilômetros com estrutura limitada.

A previsão é que o Rogfast esteja concluído até final de 2033, tornando-se o novo padrão de túnel rodoviário submerso em escala global.

A Noruega, conhecida por sua geografia desafiadora, está usando justamente essa limitação como motivo para ultrapassar todos os limites da engenharia.

E, ao que tudo indica, com rotatórias submarinas e profundidades inéditas, o país escandinavo está prestes a redefinir o que entendemos por infraestrutura rodoviária.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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