Mais de 1 milhão de veículos chamados por falha absurda na câmera de ré — Ford segue acumulando vexames

ford f 150 tremor 1
ford f 150 tremor 1

A Ford parece estar passando por uma verdadeira maratona de problemas e, desta vez, o motivo é algo que deveria ser básico em qualquer veículo moderno: a câmera de ré.

A montadora acaba de emitir mais um recall — e não é pequeno.

Nada menos que 1.075.299 veículos estão sendo convocados por um defeito que pode fazer com que a imagem da câmera traseira não apareça, trave ou demore a carregar quando o motorista engata a marcha à ré.

Esse tipo de falha, que pode parecer pequena para alguns, torna-se extremamente perigosa em caminhonetes e SUVs de grandes proporções, justamente onde a visibilidade é naturalmente limitada.

ford maverick 2026 3
ford maverick 2026 3

E sim, a lista de modelos afetados é quase interminável.

Estão incluídos veículos como Bronco, F-150, Edge, Escape, diversos modelos da série F (de F-250 a F-600), além de Expedition, Transit, Mach-E, Ranger , Mustang e até modelos da Lincoln, como o Nautilus, Navigator e Corsair.

Os anos de fabricação variam entre 2021 e 2025, o que dá uma ideia da extensão do problema.

A falha começou a ser investigada após a Administração Nacional de Segurança no Trânsito dos EUA (NHTSA) receber mais de 30 reclamações envolvendo o sistema da câmera em picapes F-150 .

mustang gt manual 3
mustang gt manual 3

A partir disso, engenheiros da Ford conseguiram reproduzir o defeito e o rastrearam até versões específicas de software, responsáveis pelo sistema operacional do painel digital dos veículos.

Até o momento, apenas um acidente com danos materiais foi oficialmente relacionado à falha. Mas considerando a quantidade de carros envolvidos, é quase um milagre que isso não tenha gerado consequências mais sérias.

Para tentar contornar o problema, a Ford promete oferecer uma atualização de software gratuita, que poderá ser feita em concessionárias ou até via internet, como uma atualização remota.

Os donos começarão a ser notificados a partir de 16 de junho, e uma segunda carta será enviada com informações sobre o reparo, previsto para o terceiro trimestre de 2025.

Esse é apenas mais um episódio em uma sequência embaraçosa para a Ford.

Só neste ano, a montadora já enfrentou oito recalls em um único dia, foi obrigada a reemitir um recall para Mustangs mal consertados e ainda está sendo processada por falhas em pneus do modelo Transit Trail.

Além disso, mais de 1,3 milhão de F-150s estão sob investigação por possíveis falhas de segurança.

A impressão é que, cada vez mais, os clientes da Ford estão servindo como cobaias involuntárias de uma engenharia que parece ter perdido a mão.

Para uma marca com tanta tradição, já está mais do que na hora de revisar não só os veículos, mas também os processos de controle de qualidade.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.