Mais de 1,1 milhão de picapes RAM estão sendo investigadas por falhas no sistema de travamento da alavanca de câmbio

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A Administração Nacional de Segurança no Trânsito dos EUA (NHTSA) iniciou uma investigação que pode afetar mais de 1,1 milhão de picapes da Ram.

O motivo são falhas registradas no sistema de travamento da alavanca de câmbio, mesmo após os veículos terem passado por recall.

O problema envolve modelos com câmbio na coluna de direção, fabricados entre 2013 e 2018, abrangendo desde a Ram 1500 até a robusta 5500.

Ao todo, o governo recebeu 14 queixas relatando falhas no sistema de travamento de marchas após os reparos indicados pelos recalls 17V-821 e 18V-100.

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Além disso, há seis relatórios adicionais envolvendo ferimentos e possíveis m o r t e s, que somam sete pessoas até o momento. Com isso, a agência decidiu aprofundar a análise sobre a eficácia das ações corretivas realizadas anteriormente.

O recall original, lançado em 2017, cobriu mais de 1,4 milhão de veículos da marca. A falha envolvia o sistema chamado BTSI (Brake Transmission Shift Interlock), que, quando ativado por longos períodos, poderia superaquecer.

Isso fazia com que a carcaça plástica se deformasse e a graxa interna perdesse sua eficiência, levando o pino de travamento a permanecer aberto.

Na prática, isso significava que o motorista poderia mover a alavanca de câmbio sem pressionar o pedal de freio — e até mesmo sem a chave na ignição.

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Essa condição aumentava o risco de que o veículo se movesse sozinho, provocando acidentes por movimento involuntário (rollaway).

Já o segundo recall, lançado em 2018, envolvia um número menor de veículos — cerca de 180 mil unidades — mas com o mesmo problema, abrangendo modelos mais recentes.

Agora, com novos casos surgindo mesmo após a execução dos recalls, a NHTSA quer entender se os reparos foram realmente eficazes.

A investigação busca ainda apurar se há outras causas potenciais para os incidentes, além de verificar se o sistema BTSI continua vulnerável a falhas.

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Por enquanto, não há orientação para que os donos levem os veículos às concessionárias, mas o andamento da apuração pode resultar em um novo chamado para reparos.

A Ram, que pertence ao grupo Stellantis, ainda não se pronunciou oficialmente sobre a nova investigação.



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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X