
Os veículos elétricos, antigamente limitados em velocidade, embora sempre mais rápidos que os automóveis comuns, hoje mostram sua verdadeira força, com poder que dificilmente está sendo igualado por carros com motor a combustão.
Um exemplo disso vem da BYD, que agora detém o título de veículo elétrico mais rápido do mundo, conferido ao chinês Yangwang U9 Track Edition, que alcançou a marca de 472,41 km/h na pista de testes de Papenburg, na Alemanha.
Esse recorde foi estabelecido pelo piloto profissional alemão Marc Basseng, que também esteve ao volante no último recorde global de velocidade para veículos elétricos em 2024.
Ao concluir o teste de alta velocidade para a Yangwang, Basseng declarou: “No ano passado, pensei que tinha chegado ao meu limite. Nunca imaginei que quebraria meu próprio recorde tão cedo, mas aqui estamos, na mesma pista, com novas tecnologias que tornaram isso possível”.
Veja também

O U9 Track Edition foi desenvolvido sobre a plataforma e4 e arquitetura DiSus-X da Yangwang, porém, essa versão traz a plataforma veicular de 1.200V, a primeira de tensão ultra-alta produzida em escala mundial, além de um sistema de gerenciamento térmico otimizado para condições extremas.
Segundo a BYD, a plataforma e4 comporta o primeiro sistema do mundo de quatro motores com propulsores de alto desempenho de 30.000 rpm com 755 cavalos por motor, resultando em uma potência combinada que supera os 3.000 cavalos. Isso dá uma relação peso-potência de 1.217 cavalos por tonelada.
Com o Sistema Inteligente de Controle de Carroceria DiSus-X, o U9 realiza rápidos ajustes independentes na suspensão de cada roda durante acelerações intensas, curvas ou em superfícies irregulares.
Isso não somente reduz movimentos de mergulho e rolagem, mas aumenta o conforto e a confiança do condutor, como também otimiza a área de contato dos pneus com o solo, melhorando a aderência.
Já a versão Yangwang U9 Track Edition preserva o design aerodinâmico do modelo padrão e oferece um difusor dianteiro em fibra de carbono, opcional e aprimorado.
Os testes realizados na Alemanha em 2024 estabelecem uma parceria com a Giti Tire para desenvolver um pneu semi-slick voltado para a pista. Abaixo, o vídeo do recorde quebrado:
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias