Manaus será polo produtor de baterias da BYD para veículos elétricos

byd marcopolobyd marcopolo

O crescimento dos veículos elétricos no Brasil demanda a produção local de baterias e Manaus, que concentra muitas empresas de tecnologia na Zona Franca e a BYD estava de olho na região para fabricar células de tecnologia.

Todavia, a BYD queria incluir um investimento local e para isso, fez um pedido ao governo para incluir a produção de baterias de ônibus elétricos no Processo Produtivo Básico, o PPB, de modo que as empresas da região se beneficiem das regras da Zona Franca de Manaus.

Assim, o PPB para produção de baterias foi estabelecido por uma portaria conjunta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

No entanto, não somente a BYD contribuiu para haver uma mudança no PPB, mas também as empresas brasileiras WEG e Moura, que produzem motores elétricos e baterias, respectivamente.

Alckmin disse: “Essa é mais uma ação do governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva no sentido de descarbonizar nossa mobilidade e criar empregos de qualidade no Brasil. Baterias são os componentes que mais agregam valor a veículos elétricos e híbridos”.

O ministro comentou: “O PPB aprovado engloba todas as fases de produção de baterias elétricas à base de lítio ou sódio – do investimento em P&D até os testes finais, passando pela produção das células, montagem de sistemas, corte, impressão das partes plásticas e outras etapas, num total de 13”.

No Brasil, o mercado de ônibus elétricos cresce muito mais rápido que o de caminhões elétricos, ainda pouco explorados por transportadores, mas no caso do transporte público, governos municipais lideram os pedidos.

A capital paulista foi a cidade que deu maior impulso aos ônibus elétricos, com 10% da frota a ser substituída por este tipo de veículo, influenciando também outras cidades e capitais, assim como a indústria, com os principais fabricantes de ônibus movendo-se na mesma direção.

[Fonte: Auto Indústria ]

google news2COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BYD

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X