byd marcopolo
O crescimento dos veículos elétricos no Brasil demanda a produção local de baterias e Manaus, que concentra muitas empresas de tecnologia na Zona Franca e a BYD estava de olho na região para fabricar células de tecnologia.
Todavia, a BYD queria incluir um investimento local e para isso, fez um pedido ao governo para incluir a produção de baterias de ônibus elétricos no Processo Produtivo Básico, o PPB, de modo que as empresas da região se beneficiem das regras da Zona Franca de Manaus.
Assim, o PPB para produção de baterias foi estabelecido por uma portaria conjunta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
No entanto, não somente a BYD contribuiu para haver uma mudança no PPB, mas também as empresas brasileiras WEG e Moura, que produzem motores elétricos e baterias, respectivamente.
Alckmin disse: “Essa é mais uma ação do governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva no sentido de descarbonizar nossa mobilidade e criar empregos de qualidade no Brasil. Baterias são os componentes que mais agregam valor a veículos elétricos e híbridos”.
O ministro comentou: “O PPB aprovado engloba todas as fases de produção de baterias elétricas à base de lítio ou sódio – do investimento em P&D até os testes finais, passando pela produção das células, montagem de sistemas, corte, impressão das partes plásticas e outras etapas, num total de 13”.
No Brasil, o mercado de ônibus elétricos cresce muito mais rápido que o de caminhões elétricos, ainda pouco explorados por transportadores, mas no caso do transporte público, governos municipais lideram os pedidos.
A capital paulista foi a cidade que deu maior impulso aos ônibus elétricos, com 10% da frota a ser substituída por este tipo de veículo, influenciando também outras cidades e capitais, assim como a indústria, com os principais fabricantes de ônibus movendo-se na mesma direção.
[Fonte: Auto Indústria]
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