Manual da Tesla Cybertruck indica que seu suporte para reboque traseiro aguenta apenas 72 kg de carga vertical

tesla cybertruck suporte reboque

Será que a Tesla Cybertruck é realmente feita para rodar “em qualquer planeta”, como as peças publicitárias da marca indicam?

Alguns vídeos analisando a durabilidade e resistência da picape elétrica já foram lançados no Youtube, pois é claro que o assunto “Cybertruck” sempre atrai enormes audiências.

Um exemplo é o tal Cybertruck Durability Test, do canal WhistlinDiesel, lançado a cerca de um mês, e que até agora já conta com 23 milhões de visualizações.

Justamente neste vídeo, o youtuber mostra como o suporte para engate do modelo é extremamente frágil, veja:

Mas, o manual do proprietário da Cybertruck, que está disponível online , mostra que o sistema ali é muito mais precário do que se imaginava.

Ele diz que o suporte para engate não aguenta um peso maior do que 72 quilos no mesmo, em se tratando de carga vertical, ou seja, como se por exemplo, uma pessoa subir no engate.

É claro que isso não significa que aquele é o peso máximo que a picape aguenta puxar, mas indica sim que o suporte é extremamente frágil, pois sabemos que muitas mulheres pesam mais do que 72 quilos, imagine então homens.

Além do proprietário da picape, pela qual ele pagou bem caro, não poder subir no engate, para pegar alguma coisa na caçamba, por exemplo, ele também não pode levar coisas pesadas ali.

O manual do modelo diz que se você for colocar um suporte de bicicletas na Cybertruck, tem que se limitar a duas bikes, não pode levar três. É brincadeira?

Alguns membros de um grupo no Facebook, dedicada ao modelo elétrico, citaram que o limite de peso é o mesmo citado no manual do proprietário do Tesla Model Y, e que poderia ser apenas um erro de digitação, para ser exatamente o mesmo nos dois modelos.

Será? O vídeo do teste de durabilidade acima mostra que esse suporte não é lá muito resistente.

A maioria das montadoras não fazem distinção entre o peso de carga vertical e o peso do trailer que está sendo engatado, mas geralmente o peso em cima do reboque é limitado a um número de 10% da capacidade total de reboque.

Uma Ford F-150, por exemplo, tem limite de carga vertical em cima do reboque de cerca de 315 a 450 quilos.

No mesmo manual da Cybertruck, a capacidade total de reboque é dada como 11.000 libras, ou 4.950 quilos, e o “tongue weight”, ou seja, a pressão que o reboque faz em cima do reboque, quando o veículo está parado, é de 1.100 libras, ou 495 quilos.

Mas, o peso vertical em cima do suporte do reboque é de apenas 72 quilos, pois coisas que são montadas em cima do suporte, como suportes para bikes, exercem um tipo diferente de pressão no sistema, do que um reboque comum.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.