
A Zaztava é uma marca antiga da extinta Iugoslávia e teve sua fábrica na cidade sérvia de Kragujevac, vendida para a Fiat que atualmente produz lá o Grande Panda, modelo que iniciará uma nova família para a marca italiana ocupa um local com muita história.
Agora, graças à iniciativa de um designer alemão e um colecionador sérvio, a marca iugoslava retornará em 2027, segundo promessa da nova iniciativa para trazer de volta a Zastava.

O designer Darko Marchetta recriou o Yugo, o clássico hatch dos anos 80 que foi vendido até no mercado americano. Já o colecionador Aleksandar Bjelic disse ter adquirido os direitos sobre o nome Yugo e outros da antiga marca.
Darko Marchetta promete não apenas o retorno do Yugo, mas do sedã 101, que fazia parte do portfólio da antiga marca socialista. O designer explica: “Apresentamos o modelo em Munique, na feira de design, e isso representou um grande passo para todo o projeto. Recebemos comentários positivos e é por isso que podemos dar continuidade ao projeto.”
Veja também

Com base na Sérvia, a nova Zaztava terá outros produtos. Marchetta promete: “O próximo passo são mais dois modelos. Estamos negociando com fabricantes que possam produzi-los. Os protótipos estão sendo feitos em Zrenjanin.”

Segundo o mostrado pelo mockup do Novo Yugo e imagens de outros modelos, interior e exterior estão em sintonia com as tendências, porém, ainda assim são muito mais modestos do que os modelos chineses, segundo a opinião dos sérvios.

Todavia, a Zaztava pode ser uma opção interessante no mercado de baixo custo, liderado hoje pela romena Dacia. O que se sabe na Europa é que muita gente quer somente um carro básico, sem tecnologias complexas e de baixo preço.
Segundo a mídia sérvia, os vizinhos croatas estão extremamente interessados neste modelo da Zaztava, relatando a volta do “flag 128” para sua glória.
[Fonte: RTS]
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










