Marca chinesa de carros elétricos surpreende e anuncia entrada nas 24 Horas de Le Mans com SUVs a gasolina

exeed e05 (4)
exeed e05 (4)

O domínio ocidental em uma das corridas mais tradicionais do mundo pode estar prestes a ser desafiado por um nome até então improvável.

A chinesa Chery acaba de anunciar um movimento ousado: pretende ser a primeira fabricante do país a competir nas lendárias 24 Horas de Le Mans.

A iniciativa será liderada pela Exeed, divisão de luxo da marca, conhecida por vender SUVs a combustão — algo já raro entre as montadoras da China.

Mesmo sem superesportivos no portfólio, a Exeed quer mostrar que tem capacidade técnica para brigar com gigantes como Toyota, Ferrari e Porsche.

Veja também

Para isso, a Chery assinou um acordo de cinco anos com o Automobile Club de l’Ouest (ACO), organizador da prova francesa.

chery exeed es7 es8 et8 et9 (2)
chery exeed es7 es8 et8 et9 (2)

O objetivo vai além de participar de corridas: a marca pretende desenvolver tecnologia, ganhar know-how e entrar de vez no universo do alto desempenho.

Em 2024, a Chery vendeu 2,6 milhões de veículos na China — mais do que a Ford nos Estados Unidos — e agora quer se tornar relevante fora do seu território.

Como parte da parceria, a empresa também pretende construir uma pista de nível internacional na cidade de Wuhu, onde fica sua sede.

O circuito seguirá os padrões exigidos pelo ACO, incluindo estruturas de segurança, boxes e arquibancadas para público.

Outro plano ambicioso é a criação de uma nova categoria de corridas de endurance na China, ajudando a desenvolver pilotos e engenheiros locais.

chery exeed exlantix et7 (1)
chery exeed exlantix et7 (1)

Com isso, a Chery aposta que poderá formar talentos e fomentar a cultura do automobilismo no país, que ainda engatinha nesse segmento.

Além de Le Mans, a Exeed também vai disputar a Asian Le Mans Series, campeonato que já passou por Japão, Malásia, Coreia do Sul, Emirados Árabes e China.

A marca não revelou em qual categoria pretende competir na França, mas há fortes indícios de que esteja entre as opções LMGT3 ou LMP1.

A LMP2, com chassi e motor padronizados, foi praticamente descartada, já que o foco da empresa é justamente desenvolver sua própria engenharia.

No mundo dos EVs, a decisão de apostar em SUVs movidos a gasolina surpreende, principalmente vindo de uma montadora chinesa.

Mas a Chery deixa claro que quer usar a competição como laboratório de durabilidade, eficiência e confiabilidade — elementos cruciais em provas de longa duração.

Nada de terceirizar: os carros serão desenvolvidos internamente, como parte de uma estratégia para deixar de ser apenas uma exportadora de veículos.

A ambição é se consolidar como uma potência global em tecnologia automotiva, e Le Mans pode ser o palco perfeito para essa virada histórica.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.