
Em meio à corrida por eficiência no mercado de veículos elétricos, o coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cd ou Cx) virou um dos números mais cobiçados por montadoras.
Quanto menor esse valor, melhor o carro corta o ar, economiza energia e consegue maior autonomia com baterias menores. Marcas como Volvo, Audi, Lightyear e diversas startups chinesas vivem promovendo seus “milagrosos” números ultrabaixos.
Mas, pelo visto, nem todos estão jogando limpo.
A polêmica da vez envolve a Avatr, marca chinesa de veículos elétricos ligada à Changan e à Huawei, e seu sedã Avatr 12.
O modelo é anunciado com um coeficiente de arrasto de apenas 0,208 — um número impressionante, digno de carro conceito.

Mas um famoso blogueiro automotivo chinês, conhecido como Zurich Bei Le Ye, decidiu tirar a prova. Proprietário de um Avatr 12, ele levou o carro pessoalmente a um túnel de vento certificado para verificar se os números batiam.
O resultado? Um constrangedor Cd de 0,281 — aproximadamente 30% pior que o valor declarado pela fabricante e próximo ao de SUVs grandes, como o Volvo EX90.
Os testes foram realizados no respeitado centro CATARC, em Tianjin, seguindo padrões técnicos chineses (CSAE 146-2020), entre as velocidades de 80 km/h e 140 km/h.
E, segundo Ye, todos os procedimentos foram conduzidos por técnicos profissionais com experiência.
A situação escalou rápido nas redes sociais.

Segundo o portal Car News China, o vídeo do teste postado pelo blogueiro foi posteriormente retirado do ar, e há indícios de que a instalação de testes se recusou a emitir um relatório formal após o evento.
O blogueiro sugeriu que a Avatr poderia ter pressionado a entidade para abafar os resultados.
A resposta da Avatr foi imediata e agressiva: declarou que o vídeo é falso e faz parte de uma suposta campanha de “black PR” (difamação organizada).
A marca chegou a oferecer uma recompensa de 5 milhões de yuans (cerca de US$ 695 mil) a quem fornecer informações sobre o que chama de ataque coordenado à sua imagem.
Diante da controvérsia, o blogueiro respondeu de forma objetiva: pediu que a Avatr apresente publicamente os dados originais de seus testes e repita o feito do Cd 0,208 em uma demonstração aberta.
Test result pic.twitter.com/1rdQPLDok1
— Ray (@ray4tesla) May 5, 2025
Até o momento, a montadora não atendeu ao pedido.
O caso levantou suspeitas não só sobre a Avatr, mas também sobre outras marcas chinesas que anunciam números impressionantes de aerodinâmica, como a XPeng, que afirma ter o carro de produção com menor Cd do mundo.
Embora a indústria automobilística chinesa tenha evoluído de forma notável nos últimos anos, esse episódio evidencia que ainda há um caminho a percorrer em termos de transparência e credibilidade.

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