Marca chinesa de EVs é pega no pulo, após blogueiro testar o coeficiente aerodinâmico de seu carro, e provar mentira

avatr 12 coeficiente (3)
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Em meio à corrida por eficiência no mercado de veículos elétricos, o coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cd ou Cx) virou um dos números mais cobiçados por montadoras.

Quanto menor esse valor, melhor o carro corta o ar, economiza energia e consegue maior autonomia com baterias menores. Marcas como Volvo, Audi , Lightyear e diversas startups chinesas vivem promovendo seus “milagrosos” números ultrabaixos.

Mas, pelo visto, nem todos estão jogando limpo.

A polêmica da vez envolve a Avatr, marca chinesa de veículos elétricos ligada à Changan e à Huawei, e seu sedã Avatr 12.

O modelo é anunciado com um coeficiente de arrasto de apenas 0,208 — um número impressionante, digno de carro conceito.

avatr 12 coeficiente (1)
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Mas um famoso blogueiro automotivo chinês, conhecido como Zurich Bei Le Ye, decidiu tirar a prova. Proprietário de um Avatr 12, ele levou o carro pessoalmente a um túnel de vento certificado para verificar se os números batiam.

O resultado? Um constrangedor Cd de 0,281 — aproximadamente 30% pior que o valor declarado pela fabricante e próximo ao de SUVs grandes, como o Volvo EX90.

Os testes foram realizados no respeitado centro CATARC, em Tianjin, seguindo padrões técnicos chineses (CSAE 146-2020), entre as velocidades de 80 km/h e 140 km/h.

E, segundo Ye, todos os procedimentos foram conduzidos por técnicos profissionais com experiência.

A situação escalou rápido nas redes sociais.

avatr 12 coeficiente (2)
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Segundo o portal Car News China, o vídeo do teste postado pelo blogueiro foi posteriormente retirado do ar, e há indícios de que a instalação de testes se recusou a emitir um relatório formal após o evento.

O blogueiro sugeriu que a Avatr poderia ter pressionado a entidade para abafar os resultados.

A resposta da Avatr foi imediata e agressiva: declarou que o vídeo é falso e faz parte de uma suposta campanha de “black PR” (difamação organizada).

A marca chegou a oferecer uma recompensa de 5 milhões de yuans (cerca de US$ 695 mil) a quem fornecer informações sobre o que chama de ataque coordenado à sua imagem.

Diante da controvérsia, o blogueiro respondeu de forma objetiva: pediu que a Avatr apresente publicamente os dados originais de seus testes e repita o feito do Cd 0,208 em uma demonstração aberta.

Até o momento, a montadora não atendeu ao pedido.

O caso levantou suspeitas não só sobre a Avatr, mas também sobre outras marcas chinesas que anunciam números impressionantes de aerodinâmica, como a XPeng, que afirma ter o carro de produção com menor Cd do mundo.

Embora a indústria automobilística chinesa tenha evoluído de forma notável nos últimos anos, esse episódio evidencia que ainda há um caminho a percorrer em termos de transparência e credibilidade.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.