Marca chinesa estreia SUV premium de três fileiras por menos de 150 mil reais e escancara o fracasso das ocidentais

nio onvo l90 (6)
nio onvo l90 (6)

Uma nova ofensiva elétrica promete agitar o mercado chinês com um argumento imbatível: um SUV elétrico de três fileiras por menos de 30 mil dólares.

A NIO, tradicional marca chinesa focada em veículos premium, deu início às pré-vendas do Onvo L90, seu novo utilitário elétrico voltado para famílias, com preço inicial de apenas 193.900 yuans, o equivalente a cerca de 27 mil dólares — mas há um detalhe por trás desse valor tentador.

O preço mais baixo vale apenas para os clientes que optarem por alugar a bateria. Nesse caso, é preciso pagar uma mensalidade de 899 yuans, algo em torno de 125 dólares.

nio onvo l90 (5)
nio onvo l90 (5)

Para quem preferir comprar o veículo com a bateria inclusa, o preço sobe para 279.900 yuans, ainda competitivos 39 mil dólares. Considerando o que o carro oferece, a proposta soa quase inacreditável.

O Onvo L90 chega como o segundo modelo da submarca Onvo, criada pela NIO para disputar espaço no segmento familiar e mais acessível. Mesmo assim, o L90 é um SUV de respeito.

Com 5,14 metros de comprimento e espaço interno generoso, o modelo acomoda até sete ocupantes com conforto.

nio onvo l90 (2)
nio onvo l90 (2)

Entre os diferenciais estão sistema de climatização de três zonas, bancos com aquecimento, ventilação e massagem em todas as posições, além de uma enorme tela central flutuante de 17,2 polegadas.

Os passageiros traseiros ainda contam com uma tela adicional de entretenimento e até um mini refrigerador embutido.

A motorização também impressiona. Com bateria de 85 kWh, o SUV oferece autonomia de até 605 km no ciclo chinês CLTC, graças à nova plataforma elétrica de 900V da NIO.

nio onvo l90 (3)
nio onvo l90 (3)

A eficiência energética também chama a atenção, com consumo de apenas 14,5 kWh a cada 100 km. Os clientes poderão escolher entre versões com tração traseira ou integral, sendo que a mais potente entrega 590 cv e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.

Em termos de porte, o L90 é maior do que o Lucid Gravity, um dos SUVs elétricos mais sofisticados do mercado.

Ainda assim, o Onvo tem menos de cinco toneladas de peso e se posiciona de forma muito mais acessível, com foco claro em famílias que desejam migrar para a mobilidade elétrica sem gastar uma fortuna.

nio onvo l90 (4)
nio onvo l90 (4)

A comparação mais direta no mercado chinês talvez seja com o Li Auto L9, SUV que usa motorização híbrida estendida e custa mais que o dobro do novo Onvo.

A NIO ainda oferece benefícios para quem fizer a reserva antecipada. Um sinal de 2.000 yuans dá direito a um bônus de 5.000 yuans no valor final do veículo, além de mais 5.000 yuans para personalização e acessórios.

As primeiras entregas estão marcadas para o dia 1º de agosto na China.

nio onvo l90 (1)
nio onvo l90 (1)

Com essa combinação de espaço, desempenho e preço, o Onvo L90 pode não apenas se tornar um sucesso local, mas também um alerta para o mercado global.

Afinal, um SUV elétrico completo por menos de 30 mil dólares é exatamente o tipo de produto que muitos consumidores aguardam — e que as montadoras ocidentais ainda não conseguiram oferecer.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.