Se fosse no norte da Europa, em época de inverno extremo, o chamado Black Ice seria o suficiente para qualquer pessoa estacionar um carro de lado estando fora dele, bastando apenas empurrar o automóvel na vaga, afinal, deslizaria no asfalto congelado.
Mas, na China, a marca IM Motors não quer contar com o Black Ice para ter seu carro estacionado de lado sem o motorista a bordo. Assim, criou uma tecnologia que permite que se use um movimento corporal para estacionar o carro de lado em uma vaga.
Um vídeo promocional da IM Motors, nome comercial da montadora Zhiji Motors, está viralizando na internet com a imagem de uma câmera de segurança “flagrando” uma motorista saindo de um IM L6, já lançado, que estaciona lateralmente.
O sedã médio elétrico gira tanto as rodas dianteiras quanto traseiras muito rapidamente e se desloca lateralmente com um movimento corporal da condutora, que fecha a porta com um empurrão. Após o fechamento, o carro se desloca.
O que chama mais atenção é a velocidade que o carro faz esse deslocamento e o esforço dos freios para evitar um impacto com a parede. A tecnologia facilita muito o estacionamento em vagas apertas, especialmente em shoppings.
Além do giro das rodas, o IM L6 com o chamado Parallel Parking possui também sensores que permitem não só detectar a intenção do condutor, mas como medir também o espaço onde irá estacionar.
Por ora, a IM, que pertence à SAIC, não deu detalhes da tecnologia e como o L6 é mostrado camuflado, continua provavelmente a algum tempo do lançamento.
Vários fabricantes já experimentaram a tecnologia de estacionamento lateral, mas basicamente nenhuma o colocou em prática por conta dos custos.
O problema está no eixo traseiro, que precisar ser muito mais direcional que os sistemas usados em carros como da Audi e Porsche, por exemplo, ou mesmo no caso do Renault Megane.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!