
Localizada no sul da Califórnia, a startup americana Tensor materializou o Robocar, seu primeiro carro autônomo para serviço nos EUA, Europa e Emirados Árabes Unidos.
Sediada ao sul de Monterey, na cidade de San Jose, a Tensor desenvolveu um automóvel que não será produzido nos EUA, mas no Vietnã pela marca local VinFast.
De olho no futuro mercado de carros autônomos, o Tensor Robocar surgirá em 2026 com nível 4 de automação veicular, ou seja, o veículo roda independente do ser humano, mas pode ser controlado pelo mesmo se necessário.
Veja também

Nesse caso, possui direção e pedais para uma intervenção humana, mas o alvo é estar 100% no controle da inteligência artificial a bordo.
O foco do Robocar são os serviços de aplicativo de carros robotizados, mas o carro da Tensor pode ser vendido futuramente a clientes particulares e, pelo que se pode ver, muita gente se interessaria por ele.

Com design sofisticado e futurista, o Tensor Robocar é um crossover de estilo fastback com 5,524 m de comprimento, 2,029 m de largura, 1,989 m de altura (incluindo os equipamentos instalados no teto) e a distância entre eixos é de 3,150 m, com coeficiente aerodinâmico de 0,253.
Para sua orientação em qualquer lugar, o Tensor Robocar conta com nada menos que 37 câmeras de vídeo, 5 lasers LiDAR, 11 radares, 10 sensores ultrassônicos, 22 microfones, 3 acelerômetros, 16 sensores de colisão, 8 sensores de nível de água, 4 sensores de pressão dos pneus, 1 sensor de fumaça e 1 módulo de comunicação 5G de três canais.

Mais? Só esta suíte de “aviônica” faria inveja a qualquer caça de combate de quinta geração e ao drone mais avançado que possa existir… O conjunto pesa nada menos que 230 kg.
Isso sem contar o conjunto ótico total em Matrix LED, mais um ambiente com várias telas de entretenimento e navegação, bem como câmeras com função retrovisor nas portas.

Tem teto panorâmico, bancos amplos e um ambiente altamente controlado por IA que funciona sem internet, com a autonomia não divulgada garantida por uma bateria de 112 kWh em 845 volts.
O Robocar conta ainda com acabamento geral resistente à sujeira, umidade e aos “descuidados”, para não dizer, proto-vândalos…
Tensor Robocar – Galeria de fotos
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias