
O fim do benefício fiscal para operações de montagem em CKD e SKD, que beneficiava diretamente as montadoras chinesas presentes no Brasil foi comemorado pela Anfavea, que defendia o fim do incentivo por prejuízo à indústria local.
Todavia, segundo o site Auto Data, as montadoras chinesas presentes no país já estariam articulando uma ação junto ao governo federal para pleitear a prorrogação do benefício para operações em CKD e SKD por mais algum tempo.
Segundo a reportagem, as chinesas argumentam que os kits CKD e SKD são importantes no processo de transição da simples importação para a produção localizada, por existir um prazo para as máquinas estarem em plena operação nas suas novas fábricas.
Com taxas de 10% a 30%, as montadoras chinesas buscam reduzir a carga tributária para iniciar ou avançar suas operações fabris no país, com a BYD e a GWM liderando esse processo de montagem de veículos.
Veja também
No caso, as chinesas propõem a “criação de um sistema de transição para novas entrantes, atrelado ao Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação.”
A ideia não é nova, já que seria a permissão para que novas chinesas desembarquem no país com projetos de fábricas ou de produção localizada, utilizando-se de cotas para operar sob estes dois regimes.
Já a Camex, que define a implementação de benefícios, é contrária à criação de novas cotas para tais operações do setor automotivo, todavia, a pressão pode vir do próprio governo federal por meio de outros ministérios e da Presidência da República.
Há resistência também no Ministério da Fazenda devido à renúncia tributária que essas importações gerariam, o que não seria pouco, porém, o governo sempre encontra uma forma de compensar eventuais renúncias fiscais.
Na Anfavea, o discurso não mudará mesmo diante de novas ações por parte das montadoras chinesas. Igor Calvet foi enfático: “Nós defendemos a industrialização. Queremos gerar empregos em toda a cadeia, algo que, com a importação dos kits CKD ou SKD, não será feito”.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










