Marcas chinesas preparam nova ação junto ao governo para manter benefícios fiscais para operações em SKD e CKD

gwm fabrica 3
gwm fabrica 3

O fim do benefício fiscal para operações de montagem em CKD e SKD, que beneficiava diretamente as montadoras chinesas presentes no Brasil foi comemorado pela Anfavea, que defendia o fim do incentivo por prejuízo à indústria local.

Todavia, segundo o site Auto Data , as montadoras chinesas presentes no país já estariam articulando uma ação junto ao governo federal para pleitear a prorrogação do benefício para operações em CKD e SKD por mais algum tempo.

Segundo a reportagem, as chinesas argumentam que os kits CKD e SKD são importantes no processo de transição da simples importação para a produção localizada, por existir um prazo para as máquinas estarem em plena operação nas suas novas fábricas.

Com taxas de 10% a 30%, as montadoras chinesas buscam reduzir a carga tributária para iniciar ou avançar suas operações fabris no país, com a BYD e a GWM liderando esse processo de montagem de veículos.

Veja também

No caso, as chinesas propõem a “criação de um sistema de transição para novas entrantes, atrelado ao Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação.”

A ideia não é nova, já que seria a permissão para que novas chinesas desembarquem no país com projetos de fábricas ou de produção localizada, utilizando-se de cotas para operar sob estes dois regimes.

Já a Camex, que define a implementação de benefícios, é contrária à criação de novas cotas para tais operações do setor automotivo, todavia, a pressão pode vir do próprio governo federal por meio de outros ministérios e da Presidência da República.

Há resistência também no Ministério da Fazenda devido à renúncia tributária que essas importações gerariam, o que não seria pouco, porém, o governo sempre encontra uma forma de compensar eventuais renúncias fiscais.

Na Anfavea, o discurso não mudará mesmo diante de novas ações por parte das montadoras chinesas. Igor Calvet foi enfático: “Nós defendemos a industrialização. Queremos gerar empregos em toda a cadeia, algo que, com a importação dos kits CKD ou SKD, não será feito”.

 

 

📣 Compartilhe esta notíciaXFacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.