Marcha arranhando ou escapando, o que pode ser?

cambio manual

A embreagem é um dispositivo que corta a ligação física entre motor (através do volante de massa) e transmissão, por meio de um conjunto de platô e disco. Quando esse sistema está com problemas, pode ocasionar a chamada arranhada na hora de engatar marchas.

Verifique se mesmo acionando o pedal de embreagem até o fim, o engate continua ruidoso. Geralmente é um som metálico, como se fosse ferro com ferro. Então, o que pode estar acontecendo?

Pode haver um problema interno no câmbio, sendo um desgaste prematuro das engrenagens daquela marcha ou de todo o conjunto. Os anéis sincronizadores são dispositivos que permitem uma redução de velocidade entre essas engrenagens, possibilitando assim o engate suave e preciso de cada marcha.

Se eles estão desgastados, ocorrerá arranhadas nas trocas. Quanto mais tempo isso acontecer, pior será a situação física desse conjunto. A luva de engate do anel sincronizador também pode estar avariada.

Outro ponto que deve ser observado é o sistema de embreagem. Nesse caso, o acionador da embreagem pode não estar abrindo em seu curso normal, fazendo com que as engrenagens internas do câmbio acabem se tocando.

Isso é feito por um garfo móvel que movimenta o dispositivo, e ele pode estar avariado.

O vazamento de fluído de câmbio também pode aumentar o atrito entre as engrenagens e provocar ruídos metálicos nas mudanças. Isso pode ocorrer pela coifa da homocinética ou retentor do câmbio, que fica no eixo de engrenagens, atrás do rolamento da embreagem.

Para resolver o problema, o recomendável é ir em oficinas especializadas em câmbio ou num mecânico de confiança para averiguar a situação do sistema de embreagem e câmbio.

Quando a marcha não entra

trambulador

E quando a marcha fica escapando? As mudanças de marcha foram criadas para que cada velocidade seja inserida no conjunto de engrenagens de forma perfeita, direta e suave, sem arranhadas ou desacoplamento.

Tanto em ponto morto quanto rodando, o engate não pode sofrer interferências e tem de manter-se na posição escolhida até a próxima alteração.

O problema de escape de marcha está relacionado diretamente com o trambulador do câmbio. Mas o que é isso? Trata-se de um dispositivo mecânico que utiliza um sistema de cabos ou varão para reproduzir o movimento da alavanca diretamente no câmbio, executando assim a troca correta da marcha.

O maior problema desse sistema é o desgaste, que pode ser acentuado se o condutor tiver o (péssimo) costume de manter a mão sobre a alavanca durante a condução.

Isso força o dispositivo e acaba fazendo com que ele não permaneça na posição de marcha escolhida, soltando de forma involuntária quando o veículo vai sair ou mesmo durante a condução, o que é bastante perigoso, devido ao risco de colisão.

Mesmo se isso estiver acontecendo, o problema não chega a ser grave, pelo contrário. O motivo é que o trambulador possui um kit de reparo, que geralmente custa de R$ 50 a R$ 300.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X