A embreagem é um dispositivo que corta a ligação física entre motor (através do volante de massa) e transmissão, por meio de um conjunto de platô e disco. Quando esse sistema está com problemas, pode ocasionar a chamada arranhada na hora de engatar marchas.
Verifique se mesmo acionando o pedal de embreagem até o fim, o engate continua ruidoso. Geralmente é um som metálico, como se fosse ferro com ferro. Então, o que pode estar acontecendo?
Pode haver um problema interno no câmbio, sendo um desgaste prematuro das engrenagens daquela marcha ou de todo o conjunto. Os anéis sincronizadores são dispositivos que permitem uma redução de velocidade entre essas engrenagens, possibilitando assim o engate suave e preciso de cada marcha.
Se eles estão desgastados, ocorrerá arranhadas nas trocas. Quanto mais tempo isso acontecer, pior será a situação física desse conjunto. A luva de engate do anel sincronizador também pode estar avariada.
Outro ponto que deve ser observado é o sistema de embreagem. Nesse caso, o acionador da embreagem pode não estar abrindo em seu curso normal, fazendo com que as engrenagens internas do câmbio acabem se tocando.
Isso é feito por um garfo móvel que movimenta o dispositivo, e ele pode estar avariado.
O vazamento de fluído de câmbio também pode aumentar o atrito entre as engrenagens e provocar ruídos metálicos nas mudanças. Isso pode ocorrer pela coifa da homocinética ou retentor do câmbio, que fica no eixo de engrenagens, atrás do rolamento da embreagem.
Para resolver o problema, o recomendável é ir em oficinas especializadas em câmbio ou num mecânico de confiança para averiguar a situação do sistema de embreagem e câmbio.
Quando a marcha não entra
E quando a marcha fica escapando? As mudanças de marcha foram criadas para que cada velocidade seja inserida no conjunto de engrenagens de forma perfeita, direta e suave, sem arranhadas ou desacoplamento.
Tanto em ponto morto quanto rodando, o engate não pode sofrer interferências e tem de manter-se na posição escolhida até a próxima alteração.
O problema de escape de marcha está relacionado diretamente com o trambulador do câmbio. Mas o que é isso? Trata-se de um dispositivo mecânico que utiliza um sistema de cabos ou varão para reproduzir o movimento da alavanca diretamente no câmbio, executando assim a troca correta da marcha.
O maior problema desse sistema é o desgaste, que pode ser acentuado se o condutor tiver o (péssimo) costume de manter a mão sobre a alavanca durante a condução.
Isso força o dispositivo e acaba fazendo com que ele não permaneça na posição de marcha escolhida, soltando de forma involuntária quando o veículo vai sair ou mesmo durante a condução, o que é bastante perigoso, devido ao risco de colisão.
Mesmo se isso estiver acontecendo, o problema não chega a ser grave, pelo contrário. O motivo é que o trambulador possui um kit de reparo, que geralmente custa de R$ 50 a R$ 300.
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