Marcopolo anuncia produção de ônibus elétrico no Espírito Santo

marcopolo attivi integral 1
marcopolo attivi integral 1

A Marcopolo anunciou um investimento de R$ 50 milhões para produção do ônibus elétrico Attivi Integral na fábrica da empresa em São Mateus, no interior do Espírito Santo.

O anúncio foi feito pela Marcopolo no Palácio Anchieta com o governador do Estado, Renato Casagrande, presente, assim como o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

Também estavam presentes o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno e o CEO da Marcopolo, André Armaganijan.

O Marcopolo Attivi Integral é o primeiro ônibus da companhia com carroceria e chassi próprios, além de 100% elétrico.

Como se sabe, a Marcopolo é um dos maiores encarroçadores de ônibus do mundo e sempre utilizou chassis e motores de fabricantes automotivos, como VW, MAN, Mercedes-Benz, Iveco, Scania, Volvo, Magirus-Deutz, Tata, entre outros.

O Attivi Integral, que será fabricado no Espírito Santo, é totalmente elétrico e terá capacidade para 80 passageiros, além de autonomia de até 280 quilômetros e tempo de carga de até quatro horas.

marcopolo attivi integral 2
marcopolo attivi integral 2

Atualmente, a Marcopolo produz uma média de 16 veículos por dia em São Mateus, onde emprega 2 mil pessoas, um quadro que será ampliado em 20% com a nova linha de ônibus elétricos.

Com a produção do Attivi na unidade, a companhia terá capacidade para fabricar 26 veículos por dia.

André Armaganijan, da Marcopolo, comenta: “O Attivi Integral é um veículo desenvolvido totalmente no Brasil e que faz frente ao desafio global em prol da descarbonização dos sistemas de transporte de passageiros”.

Armaganijan, explica: “A fabricação do veículo no Espírito Santo nos permite atender à crescente demanda do mercado nacional por veículos elétricos. Decidimos expandir a nossa produção no Estado por ser uma fábrica em uma localização estratégica, que nos permite atender empresas de todo o país e companhias internacionais”.

Com o Attivi Integral, a Marcopolo planeja fazer demonstrações em diferentes cidades do Brasil, como Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ).

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X