Marcopolo apresenta inédito protótipo de ônibus urbano híbrido etanol

marcopolo hibrido etanol 1
marcopolo hibrido etanol 1

A Marcopolo, multinacional brasileira fabricante de ônibus e também líder global em soluções de mobilidade, apresenta na COP30 um protótipo inédito de ônibus urbano híbrido elétrico/etanol.

Com o objetivo de buscar alternativas sustentáveis e viáveis em curto e médio prazos para a descarbonização do transporte coletivo, além de ampliar o uso de tecnologias limpas em diferentes modelos do seu portfólio, a Marcopolo mostra um veículo interessante.

marcopolo hibrido etanol 2
marcopolo hibrido etanol 2

O protótipo híbrido etanol urbano apresentado na COP30 é uma prova de conceito (POC) que combina propulsão elétrica e biocombustível, ampliando a autonomia e eliminando a necessidade de infraestrutura de recarga, pois o abastecimento é feito somente com etanol.

Como já utiliza o motor Horse HR10 no Volare Attack 9 híbrido, provavelmente o mesmo propulsor do Renault Kardian está sendo empregado neste protótipo (cujo gerador não foi revelado).

Veja também

A solução Híbrida Etanol é Carbono Net Zero, ou seja, o CO2 emitido pelo veículo da Marcopolo é neutralizado pelo resgate de CO2 no plantio da cana-de-açúcar ou outras fontes de etanol, como milho, sorgo ou trigo.

marcopolo hibrido etanol 3
marcopolo hibrido etanol 3

O foco principal é demonstrar a viabilidade da tecnologia híbrida com etanol como solução viável para todos os municípios brasileiros e de implementação quase imediata, segundo a Marcopolo.

A mobilidade sustentável é essencial para a descarbonização e a qualidade de vida urbana, com o deslocamento das pessoas nas cidades sendo um dos principais desafios para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

marcopolo hibrido etanol 4
marcopolo hibrido etanol 4

Um único ônibus pode transportar dezenas de passageiros, emitindo até oito vezes menos CO² por pessoa do que o transporte individual motorizado, segundo estudo completo da Coalizão dos Transportes, liderada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), divulgado ontem em Belém.

O protótipo híbrido etanol urbano apresentado na COP30 vem na sequência e segue o mesmo princípio do projeto do micro-ônibus Volare Attack 9 híbrido apresentado no ano passado e exposto recentemente na Busworld, na Bélgica.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.