A Marcopolo iniciou a produção de ônibus elétricos no Brasil e nãos erá em Caxias do Sul, sua tradicional casa com fábricas em Ana Rech e Planalto, mas em São Mateus, no interior do Espírito Santo.
Lá, a Marcopolo começa a fazer o Attivi, seu primeiro ônibus elétrico, focado no transporte urbano de passageiros em emissão de CO², buscando assim atender a demanda por esse tipo de veículo em várias cidades do país.
Pablo Motta, CFO da Marcopolo, comenta: “Nosso objetivo é acompanhar os avanços da mobilidade com as melhores soluções para o transporte e os investimentos em São Mateus é um exemplo desse trabalho”.
Motta continua: “A fábrica está em uma localização estratégica, que nos permite atender empresas de todo o país e companhias internacionais, por isso apostamos na ampliação da capacidade técnica e produtiva da companhia na região”.
Além do Attivi para o mercado interno, a Marcopolo no ES também já inicia a exportação de ônibus, no caso para Luanda, em Angola, com 50 unidades.
A iniciativa na planta de São Mateus, que produz ônibus urbanos regularmente desde a extinta Ciferal, representa um salto na produção de veículos fabricados por dia, que passará de 16 para até 26 unidades diárias, além da ampliação da contratação de profissionais em até 20%.
O Marcopolo Attivi é um ônibus urbano do tipo Padron, com 12,950 m de comprimento, 2,555 m de largura, 3,675 m de altura e entre eixos longo, tendo ainda opção de duas ou três portas duplas, além de plataforma para acesso de cadeirante.
Com piso baixo e ar condicionado, além de vidros colados, o Marcopolo Attivi tem 521 cavalos e bateria de lítio com autonomia de 280 km, tendo ainda recarga completa sendo feita em 4 horas.
O Attivi pode transportar até 80 passageiros, incluindo sentados e em pé, além de oferecer freios a disco dianteiros e tambores traseiros com sistema ABS.
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