Maserati aposta na customização de alto padrão para reavivar vendas; marca italiana caiu muito em volume no ano passado

maserati fuoriserie
maserati fuoriserie

A Maserati, tradicional fabricante italiana de carros esportivos e uma das marcas mais desafiadoras dentro da Stellantis, está apostando alto na personalização para impulsionar sua recuperação.

Em meio a um desempenho abaixo do esperado, a marca intensifica seus serviços exclusivos enquanto reavalia sua estratégia de negócios.

Com somente 11.300 unidades vendidas no último ano — uma queda significativa em relação aos 26.600 veículos comercializados em 2023 — a Maserati registrou um prejuízo operacional ajustado de € 260 milhões.

maserati fuoriserie a
maserati fuoriserie a

Seu plano de expansão, que incluía novos lançamentos, foi suspenso no ano passado e agora está sob revisão .

Santo Ficilli, CEO da Maserati há menos de seis meses, comenta: “Precisamos mudar essa trajetória negativa. Nosso objetivo é claro: trazer essa marca icônica de volta ao crescimento dentro da Stellantis”.

Enquanto a gigante automotiva busca um novo CEO após a saída inesperada de Carlos Tavares, os rumores sobre uma possível venda da Maserati foram descartados repetidamente pela empresa.

Outro desafio no radar da marca é o impacto das tarifas automotivas nos Estados Unidos, que podem ser implementadas em breve.

Ficilli diz mais: “Ainda há incertezas sobre as taxas, e elas podem até ser adiadas. Estamos atentos e prontos para reposicionar nossos produtos no mercado americano, se necessário”.

maserati fuoriserie b
maserati fuoriserie b

Para atrair clientes e fortalecer a exclusividade da marca, a Maserati investiu € 11 milhões em um novo setor de personalização chamado Officine Fuoriserie Maserati, localizado em sua icônica sede em Modena.

A ideia é oferecer opções exclusivas de pintura e acabamentos internos sob medida para os clientes mais exigentes.

Segundo Davide Baldini, líder do programa Fuoriserie, a meta é elevar a participação desses pedidos customizados para cerca de 20% da produção total da marca — um salto em relação aos 12% do ano passado.

A nova estrutura permitirá a fabricação de até 24 modelos personalizados por dia, reforçando o posicionamento da Maserati como uma marca de luxo altamente exclusiva.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X