
A Maserati confirmou que o aguardado MC20 Folgore, sua versão elétrica do superesportivo, foi cancelado devido à baixa demanda do mercado.
A notícia decepciona os entusiastas que esperavam ver a marca italiana explorar todo o potencial de um trem de força elétrico em um carro de alto desempenho.
De acordo com publicações europeias, a fabricante não seguirá com o projeto, e o futuro dos demais EVs da marca também está em risco.
Segundo a declaração oficial da Maserati, divulgada pela revista britânica Evo, “o projeto foi interrompido devido à previsão de demanda insuficiente no mercado de superesportivos para um veículo elétrico a bateria”.
A marca originalmente planejava lançar seis modelos elétricos até 2026, incluindo o MC20 Folgore.
Durante uma recente teleconferência de resultados financeiros, o CFO da Stellantis, Doug Ostermann, anunciou que a Maserati perderia um investimento previamente planejado de US$ 1,59 bilhão.

A decisão resultará no cancelamento de vários EVs da empresa, sendo o MC20 Folgore o primeiro a ser descartado oficialmente.
Além da falta de demanda por superesportivos elétricos, outro fator que pesou na decisão foi o fraco desempenho da Maserati no mercado global.
Em 2024, as vendas da marca caíram 58% em comparação com 2023, com números particularmente ruins na China, seu segundo maior mercado.
“Precisamos reconhecer as dinâmicas desse setor, especialmente no mercado chinês, e ajustar nossas expectativas sobre a velocidade com que esse segmento de luxo fará a transição para a eletrificação”, explicou Ostermann à revista Autocar.

No lugar do MC20 Folgore, a Maserati planeja lançar um facelift do MC20 a combustão, possivelmente incorporando melhorias do GT2 Stradale.
No entanto, essa atualização provavelmente aconteceria independentemente do cancelamento do modelo elétrico.
A decisão de não seguir com o MC20 Folgore pode ser um erro estratégico, já que o modelo poderia ter trazido algo realmente novo ao mercado, ao invés de competir diretamente com esportivos já consolidados, como o Porsche 911 GT3 RS.
Com a plataforma do GranTurismo Folgore, que entrega 818 cv com três motores elétricos, o MC20 elétrico poderia ser um dos superesportivos mais empolgantes da atualidade.

Falando no GranTurismo Folgore, resta saber se ele também pode estar ameaçado. O modelo recebeu boas críticas, e sua experiência de condução tem sido elogiada por combinar a dirigibilidade clássica de um esportivo com um trem de força elétrico bem integrado.
Se a Maserati resolver cortar mais EVs do portfólio, pode acabar sacrificando um dos elétricos mais interessantes do mercado antes mesmo de ele ter uma chance real de se firmar.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!