
A Maserati confirmou que o aguardado MC20 Folgore, sua versão elétrica do superesportivo, foi cancelado devido à baixa demanda do mercado.
A notícia decepciona os entusiastas que esperavam ver a marca italiana explorar todo o potencial de um trem de força elétrico em um carro de alto desempenho.
De acordo com publicações europeias, a fabricante não seguirá com o projeto, e o futuro dos demais EVs da marca também está em risco.
Segundo a declaração oficial da Maserati, divulgada pela revista britânica Evo, “o projeto foi interrompido devido à previsão de demanda insuficiente no mercado de superesportivos para um veículo elétrico a bateria”.
Veja também
A marca originalmente planejava lançar seis modelos elétricos até 2026, incluindo o MC20 Folgore.
Durante uma recente teleconferência de resultados financeiros, o CFO da Stellantis, Doug Ostermann, anunciou que a Maserati perderia um investimento previamente planejado de US$ 1,59 bilhão.

A decisão resultará no cancelamento de vários EVs da empresa, sendo o MC20 Folgore o primeiro a ser descartado oficialmente.
Além da falta de demanda por superesportivos elétricos, outro fator que pesou na decisão foi o fraco desempenho da Maserati no mercado global.
Em 2024, as vendas da marca caíram 58% em comparação com 2023, com números particularmente ruins na China, seu segundo maior mercado.
“Precisamos reconhecer as dinâmicas desse setor, especialmente no mercado chinês, e ajustar nossas expectativas sobre a velocidade com que esse segmento de luxo fará a transição para a eletrificação”, explicou Ostermann à revista Autocar.

No lugar do MC20 Folgore, a Maserati planeja lançar um facelift do MC20 a combustão, possivelmente incorporando melhorias do GT2 Stradale.
No entanto, essa atualização provavelmente aconteceria independentemente do cancelamento do modelo elétrico.
A decisão de não seguir com o MC20 Folgore pode ser um erro estratégico, já que o modelo poderia ter trazido algo realmente novo ao mercado, ao invés de competir diretamente com esportivos já consolidados, como o Porsche 911 GT3 RS.
Com a plataforma do GranTurismo Folgore, que entrega 818 cv com três motores elétricos, o MC20 elétrico poderia ser um dos superesportivos mais empolgantes da atualidade.

Falando no GranTurismo Folgore, resta saber se ele também pode estar ameaçado. O modelo recebeu boas críticas, e sua experiência de condução tem sido elogiada por combinar a dirigibilidade clássica de um esportivo com um trem de força elétrico bem integrado.
Se a Maserati resolver cortar mais EVs do portfólio, pode acabar sacrificando um dos elétricos mais interessantes do mercado antes mesmo de ele ter uma chance real de se firmar.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias