
Donos de McLaren que já passaram por momentos tensos ao perder o controle do carro em curvas mais agressivas podem, ao menos agora, ter uma explicação mais técnica para o susto.
Não, não estamos falando de falta de habilidade. A culpa pode ter vindo direto da fábrica em Woking, no Reino Unido.
Segundo documentos publicados pela NHTSA (agência de segurança viária dos Estados Unidos), ao menos 80 supercarros da marca — entre eles modelos como 600LT, 720S Spider, Artura, GT e GTS produzidos entre 2020 e 2025 — podem ter saído da linha de montagem com as linhas de freio traseiras instaladas nos cantos errados do carro.
Isso mesmo: freios traseiros conectados às rodas erradas. Resultado? Travamentos imprevisíveis em situações de alto desempenho, como o que motivou a investigação inicial após um incidente em pista.

O caso veio à tona após um proprietário perder o controle do carro durante uma curva, com uma das rodas travando de forma “incomum”, de acordo com o relato.
Intrigada com o comportamento estranho, a McLaren decidiu investigar e encontrou o problema no roteamento incorreto das mangueiras de freio.
A falha, além de comprometer a estabilidade em curvas, pode prejudicar o funcionamento do sistema eletrônico de controle de estabilidade (ESP), fundamental para manter o carro sob controle em situações extremas.
Curiosamente, todos os McLaren passam por testes em dinamômetro na fábrica — o famoso “rolling road” britânico — justamente para validar o comportamento do ESP e detectar falhas desse tipo.

Porém, a marca descobriu que 80 veículos haviam falhado nesse teste por causa de problemas no sistema de estabilidade, e que, misteriosamente, nenhum deles tinha um segundo teste com aprovação registrada.
O modelo que protagonizou o incidente em pista estava entre esses 80.
Embora a McLaren diga que a falha provavelmente tenha sido corrigida silenciosamente na maioria desses carros, ela também admitiu que não há registros formais que comprovem isso.
Por isso, decidiu realizar um recall preventivo para inspecionar todos os 80 veículos envolvidos, dos quais 29 estão nos Estados Unidos.
A correção é simples: uma verificação visual para confirmar o roteamento correto das mangueiras e, caso necessário, reposicionamento das linhas de freio. A empresa informou que os proprietários serão notificados por carta e que os reparos serão realizados gratuitamente nas concessionárias autorizadas.
Se você é dono de um McLaren e tem sentido o carro com comportamento estranho ao frear forte nas curvas, agora pode respirar um pouco mais aliviado — e, claro, marcar uma visita à oficina.
Afinal, mesmo no universo dos supercarros, até os erros mais “simples” podem custar caro.

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