Medida drástica: Stellantis pede para mais de 400.000 donos de C3 e DS3 pararem de usar seus carros

citroen c3 2014 frança
citroen c3 2014 frança

A sombra do escândalo dos airbags da Takata voltou a pairar sobre a indústria automotiva europeia, e agora a Stellantis tomou uma decisão drástica.

Após um acidente fatal envolvendo um Citroën C3 equipado com um airbag defeituoso, a montadora está pedindo que milhares de unidades dos modelos C3 e DS3 sejam imediatamente retiradas de circulação em toda a Europa.

A medida atinge veículos fabricados entre 2014 e 2019 , que até então estavam fora do foco de campanhas mais severas de recall.

A tra gé dia aconteceu na França, quando uma mulher de 37 anos perdeu a vi da após o airbag de seu carro se romper durante uma colisão leve.

Fragmentos metálicos foram lançados com violência, causando ferimentos fa ta is na condutora e machucando o passageiro adolescente. O caso acendeu o alerta nas autoridades locais, que pressionaram a Stellantis a agir com urgência para evitar novas fatalidades.

citroen ds3 2
citroen ds3 2

Diferente dos recalls tradicionais, em que os proprietários são convocados a comparecer às concessionárias, este é um chamado para que os motoristas parem de usar seus carros imediatamente.

O problema está na propensão dos airbags Takata a explodirem sob determinadas condições, principalmente em regiões com alta umidade e temperatura, mas agora o risco foi considerado grave mesmo em climas mais amenos.

O episódio também gerou críticas contundentes à atuação da Stellantis, acusada de ter demorado para estender a gravidade da situação aos veículos mais recentes.

Até então, apenas modelos produzidos entre 2008 e 2013 estavam sob ordens de “stop-drive”, especialmente em regiões tropicais. Com a morte recente, a empresa foi forçada a rever sua avaliação de risco e expandir a medida para uma faixa mais ampla de produção.

citroen ds3 fotos 8
citroen ds3 fotos 8

A substituição dos airbags defeituosos será feita gratuitamente, mas o desafio agora é encontrar todos os proprietários afetados e convencê-los da urgência em parar de dirigir esses veículos.

Ainda existem centenas de milhares de carros circulando com os infladores inseguros. O escândalo, que já causou dezenas de mortes ao redor do mundo, é considerado um dos maiores da história da indústria automotiva.

Mesmo anos após a falência da Takata, os impactos do caso continuam sendo sentidos.

Marcas como Honda, Toyota, BMW e Volkswagen também foram afetadas, mas agora é a Stellantis que precisa lidar com o peso de mais uma tragédia e com a pressão para agir com mais rapidez e responsabilidade.

A lição que fica é que nenhum recall pode ser subestimado, principalmente quando envolve componentes de segurança vital.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.