Mercado automotivo americano preocupado com TikTok; saiba o motivo

byd seal avaliacao 1
byd seal avaliacao 1

Um levantamento recente está trazendo preocupações ao mercado automotivo americano e também aumenta a pressão no país sobre o aplicativo de vídeos chinês, o TikTok, que pertence à empresa Byte Dance.

O motivo é que a plataforma de vídeos chinesa estaria induzindo o público americano a conhecer os carros elétricos de marcas como Lynk & Co e BYD, por exemplo, atingindo principalmente potenciais compradores de carros híbridos plug-in.

O levantamento, feito pela AlixPartners, descobriu que os jovens usuários do TikTok estão vendo cada vez mais veículos elétricos chineses no aplicativo, ampliando assim seu conhecimento sobre os produtos que a China está fazendo.

Naturalmente, qualquer fabricante vai explorar plataformas de mídia e redes sociais para divulgar seus produtos, mas no caso dos EUA, a tensão entre o país e a China chegou num nível onde o TikTok é visto como uma ameaça de segurança nacional.

Mais de 9.000 potenciais compradores de veículos plug-in nos EUA foram entrevistados e 58% deles disseram ter visto veículos elétricos chineses no aplicativo.

Nas faixas etárias, de 18 a 25 anos, a exposição aumentou para 76 por cento, e 73 por cento das pessoas entre 25 e 35 anos responderam semelhantemente.

Ausentes do mercado americano, os carros elétricos chineses não são vistos pelas ruas e logicamente longe da grande mídia, já que não haveria motivo para investir em marketing televisivo ante a impossibilidade de vender nos states.

Todavia, o conhecimento dos usuários do TikTok sobre carros chineses surpreendeu os americanos. Mark Wakefield, da AlixPartners, disse que os resultados “são um bom presságio se você for uma empresa chinesa de veículos elétricos exportando ou ameaçadores se você for uma montadora tradicional”.

Descobriu-se que os jovens usuários do TikTok são atraídos pela tecnologia das marcas e pelos preços mais baixos, que ficam muitas vezes em plena exibição na plataforma. Para fabricantes americanos, esse é mais um motivo para ver o TikTok longe da “América”.

Deles, apenas a Tesla parece ciente da situação e chegou mesmo a tentar fazer o mesmo com anúncios, mas logo desistiu e Musk mandou todo mundo embora… Por ora, com ou sem TikTok, a entrada de carros elétricos chineses nos EUA parece bem difícil, mesmo a longo prazo.

 

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias EUA

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X