As vendas de automóveis na Europa estão praticamente estagnadas, levando montadoras como Ford e Volkswagen a implementar medidas drásticas de corte de custos para enfrentar a demanda reduzida.
Segundo a ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis), as novas matrículas de veículos cresceram apenas 0,1% em outubro em comparação ao mesmo mês do ano anterior, atingindo 1,04 milhão de unidades.
Enquanto o mercado alemão, o maior da região, registrou crescimento, quedas em mercados-chave como França, Itália e Reino Unido praticamente neutralizaram esse avanço.
No Reino Unido, no entanto, as vendas subiram 24% em outubro, impulsionadas por descontos agressivos oferecidos pelas montadoras em busca de cumprir as metas governamentais de vendas de veículos zero emissões.
Por outro lado, na Alemanha, a retirada dos subsídios para veículos elétricos no final de 2022 afetou duramente o segmento. As vendas de EVs caíram 4,9% em outubro e acumulam uma queda de mais de 25% nos primeiros dez meses do ano.
Adaptação das Montadoras
Diante desse cenário, fabricantes estão ajustando suas estratégias.
A Ford anunciou no dia 20 de novembro o corte de mais 4.000 empregos na região, cerca de 14% de sua força de trabalho local. Já a Volkswagen, além de buscar economias, avalia fechar fábricas na Alemanha, uma medida sem precedentes.
Embora as vendas de veículos elétricos tenham crescido 6,9% no último mês, o desempenho anual segue em queda após a redução de incentivos governamentais.
Montadoras como Porsche e Mercedes-Benz estão reavaliando seus planos no segmento, citando um ritmo de adoção de EVs mais lento do que o esperado.
Risco de Multas e Crescimento dos Híbridos
Com a desaceleração das vendas de elétricos, montadoras como VW, Stellantis e Renault enfrentam o risco de pagar bilhões de euros em multas caso não atendam às regras mais rigorosas de emissões de frota que entram em vigor no próximo ano.
Ao mesmo tempo, os consumidores estão se voltando para veículos híbridos, que combinam um motor a combustão com uma bateria menor.
Esse segmento cresceu 16% em outubro, beneficiando fabricantes como a Toyota, que lidera a produção de modelos híbridos.
Perspectivas e Desafios Políticos
A possibilidade de reintrodução de incentivos na Alemanha está sendo debatida, mas a incerteza política gerada pelo colapso da coalizão do governo do chanceler Olaf Scholz dificulta decisões antes das próximas eleições.
Enquanto isso, a estagnação no mercado europeu destaca a pressão enfrentada pelas montadoras para equilibrar custos, inovação e cumprimento de regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas.
Com medidas como cortes de empregos e ajustes na produção, o setor tenta se adequar a um mercado em rápida transformação, onde a transição para a mobilidade elétrica enfrenta desafios significativos.
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