Mercedes-AMG One é o primeiro carro de produção a dar uma volta em Nurburgring em menos de 6 minutos e 30 segundos

mercedes amg one 2 1
mercedes amg one 2 1

A Mercedes-AMG One fez história mais uma vez no circuito de Nürburgring, quebrando seu próprio recorde e se tornando o primeiro carro de produção a completar a volta em menos de 6 minutos e 30 segundos.

O hiper carro com motor de Fórmula 1, pilotado pelo piloto de DTM Maro Engel, cravou um impressionante tempo de 6:29.090, superando o recorde anterior de 6:35.183, que havia sido estabelecido pelo mesmo modelo em 2022.

Essa nova marca demonstra a obsessão da Mercedes-AMG em extrair o máximo desempenho do One.

A equipe voltou à pista no dia 24 de setembro, para realizar a tentativa, após meses de testes e especulações de que a montadora estava em busca de superar seu próprio recorde.

Diferentemente da última tentativa, quando as condições de pista não eram ideais, desta vez o clima estava perfeito: a temperatura ambiente era de 15°C (59°F) e o asfalto registrava 20°C (68°F), com pista seca.

Para bater o recorde, Engel utilizou o modo de condução “Race Plus”, que ativa a aerodinâmica máxima do carro, com ajustes no chassi, rebaixamento da carroceria e potência total de todos os motores.

O carro estava equipado com os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R MOs, os mesmos usados em todos os modelos de produção do AMG One, que estão a um passo dos pneus slicks de corrida.

A estratégia de Engel envolveu o uso inteligente do sistema de controle de fluxo de energia (EFC) de quatro estágios do AMG One, que inclui recuperação de energia durante as frenagens.

Além disso, ele utilizou o sistema de Redução de Arrasto (DRS) para diminuir a resistência aerodinâmica nas retas, aumentando a velocidade e, nas curvas, o sistema reativava as asas e flaps para fornecer maior downforce.

Engel atingiu uma velocidade máxima de pouco mais de 323 km/h (201 mph) na reta principal, mas o que impressiona ainda mais são as velocidades nas curvas, graças à aerodinâmica ativa e ao desempenho híbrido do motor V6 turbo de 1,6 litro do One, combinado com seus motores elétricos.

Esse novo recorde reafirma o Mercedes-AMG One como um dos carros de produção mais rápidos da história, consolidando a marca como uma referência em tecnologia e performance.

Além de vídeos da volta, a Mercedes divulgou um conteúdo de bastidores mostrando os preparativos da equipe, entrevistas com o CEO da AMG e os rituais de Engel antes da tentativa.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.