Mercedes-AMG vai ser obrigada a aposentar seus modelos mais barulhentos por causa de nova lei

mercedes amg purespeed concept 1
mercedes amg purespeed concept 1

Se você acha que um verdadeiro Mercedes-AMG precisa fazer os vidros tremerem e acordar a vizinhança, é melhor se preparar: alguns dos modelos mais barulhentos da divisão esportiva da marca alemã estão com os dias contados.

E o culpado, mais uma vez, é um regulamento da União Europeia.

Segundo um memorando interno vazado, a nova fase da norma UN-R51.03, conhecida como “Fase 3”, entrará em vigor em 1º de julho de 2026.

A regra impõe limites ainda mais rígidos ao nível de ruído externo permitido para automóveis vendidos no bloco europeu.

Veja também

mb amg sl 63 se performance 8
mb amg sl 63 se performance 8

O objetivo é reduzir a poluição sonora nas cidades, mas a medida afetará diretamente diversos AMG equipados com motores de quatro cilindros turbinados — conhecidos por entregar desempenho explosivo com muito barulho envolvido.

Entre os modelos com produção encerrada até fevereiro de 2026 estão os AMG C43 4Matic, GLC43 4Matic e GLA35 4Matic.

Os C63 S E Performance e GLC63 S E Performance terão um prazo ligeiramente maior, permanecendo em linha até maio do mesmo ano.

A empresa já notificou suas concessionárias para que não aceitem mais pedidos desses veículos após essas datas.

mb amg glc 63 coupe se performance 2
mb amg glc 63 coupe se performance 2

Curiosamente, todos os modelos citados possuem motores 2.0 turbo de quatro cilindros.

O mais polêmico deles, o C63 S E Performance híbrido plug-in, foi alvo de críticas desde que substituiu o aclamado V8 4.0 biturbo por um conjunto menos carismático — e que não empolgou nas vendas.

Apesar disso, uma atualização prevista para 2026 trará um novo motor seis cilindros em linha, o que pode melhorar sua aceitação no mercado.

Enquanto isso, os V8 da marca parecem estar a salvo — ao menos por ora.

mercedes amg e53 perua hybrid (1)
mercedes amg e53 perua hybrid (1)

Modelos maiores, como o SL63 e o AMG GT, devem continuar firmes com seus motores tradicionais, inclusive com o suporte de novas tecnologias para manter o som visceral mesmo na era dos elétricos.

Segundo um porta-voz da Mercedes-AMG, a marca está se preparando para a “mais extensa ofensiva de produtos de sua história”.

Isso inclui uma nova geração de modelos híbridos e elétricos de alta performance construídos sobre a plataforma AMG.EA, como o conceito AMG GT XX, que já circula em testes.

Para preservar parte da emoção ao dirigir, a AMG está desenvolvendo sons artificiais para seus futuros EVs, incluindo simulações de V8, a fim de manter o DNA esportivo da marca.

Com a virada cada vez mais clara rumo à eletrificação, a Mercedes-AMG tenta equilibrar tradição e inovação.

Mas uma coisa é certa: o tempo dos esportivos ensurdecedores na Europa está se esgotando — e com eles, um pedaço da alma dos AMG mais selvagens.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.