
Se você acha que um verdadeiro Mercedes-AMG precisa fazer os vidros tremerem e acordar a vizinhança, é melhor se preparar: alguns dos modelos mais barulhentos da divisão esportiva da marca alemã estão com os dias contados.
E o culpado, mais uma vez, é um regulamento da União Europeia.
Segundo um memorando interno vazado, a nova fase da norma UN-R51.03, conhecida como “Fase 3”, entrará em vigor em 1º de julho de 2026.
A regra impõe limites ainda mais rígidos ao nível de ruído externo permitido para automóveis vendidos no bloco europeu.
Veja também

O objetivo é reduzir a poluição sonora nas cidades, mas a medida afetará diretamente diversos AMG equipados com motores de quatro cilindros turbinados — conhecidos por entregar desempenho explosivo com muito barulho envolvido.
Entre os modelos com produção encerrada até fevereiro de 2026 estão os AMG C43 4Matic, GLC43 4Matic e GLA35 4Matic.
Os C63 S E Performance e GLC63 S E Performance terão um prazo ligeiramente maior, permanecendo em linha até maio do mesmo ano.
A empresa já notificou suas concessionárias para que não aceitem mais pedidos desses veículos após essas datas.

Curiosamente, todos os modelos citados possuem motores 2.0 turbo de quatro cilindros.
O mais polêmico deles, o C63 S E Performance híbrido plug-in, foi alvo de críticas desde que substituiu o aclamado V8 4.0 biturbo por um conjunto menos carismático — e que não empolgou nas vendas.
Apesar disso, uma atualização prevista para 2026 trará um novo motor seis cilindros em linha, o que pode melhorar sua aceitação no mercado.
Enquanto isso, os V8 da marca parecem estar a salvo — ao menos por ora.

Modelos maiores, como o SL63 e o AMG GT, devem continuar firmes com seus motores tradicionais, inclusive com o suporte de novas tecnologias para manter o som visceral mesmo na era dos elétricos.
Segundo um porta-voz da Mercedes-AMG, a marca está se preparando para a “mais extensa ofensiva de produtos de sua história”.
Isso inclui uma nova geração de modelos híbridos e elétricos de alta performance construídos sobre a plataforma AMG.EA, como o conceito AMG GT XX, que já circula em testes.
Para preservar parte da emoção ao dirigir, a AMG está desenvolvendo sons artificiais para seus futuros EVs, incluindo simulações de V8, a fim de manter o DNA esportivo da marca.
Com a virada cada vez mais clara rumo à eletrificação, a Mercedes-AMG tenta equilibrar tradição e inovação.
Mas uma coisa é certa: o tempo dos esportivos ensurdecedores na Europa está se esgotando — e com eles, um pedaço da alma dos AMG mais selvagens.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias









