Mercedes-Benz avisa os donos de seus EVs que eles estão fazendo os sons errados

mercedes benz eqs 2024 2
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Mesmo que um carro custe o equivalente a uma casa de alto padrão, ele ainda precisa seguir as mesmas normas de segurança dos modelos mais simples.

E a Mercedes-Benz acaba de descobrir isso da forma mais burocrática possível: com um recall por causa de barulhos inconsistentes ao dar ré.

A montadora alemã está convocando 94 unidades de seus veículos eletrificados nos Estados Unidos, incluindo os modelos EQE, EQE SUV, EQS, EQS SUV e até um solitário S580e 4Matic híbrido plug-in.

Todos foram afetados por um detalhe curioso: o som emitido quando o carro engata a marcha à ré não é padronizado entre os exemplares do mesmo ano e versão.

mercedes benz eqs 2024 4
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Pode parecer exagero, mas de acordo com a regulamentação americana FMVSS 141, especificamente a seção 5.5, todo veículo híbrido ou elétrico vendido no país precisa emitir um som audível a baixas velocidades para alertar pedestres — já que, por serem silenciosos, esses modelos podem se aproximar perigosamente sem serem notados.

Mas não basta apenas fazer barulho. A legislação exige que veículos da mesma marca, modelo, ano, tipo de carroceria e versão emitam exatamente o mesmo som.

O objetivo é garantir que todos os pedestres saibam reconhecer o ruído de um determinado carro e associá-lo corretamente à aproximação de um veículo em movimento.

Como alguns modelos da Mercedes estavam emitindo sons diferentes entre si, mesmo pertencendo à mesma linha e ano, a montadora optou por chamar os veículos de volta para atualizar o sistema de alerta sonoro.

mb eqs suv 6
mb eqs suv 6

E não para por aí: a Mercedes também anunciou outro recall nesta mesma semana. Dessa vez, o alvo são 127 unidades do SUV GLC 2023, que podem ter saído da fábrica sem a tampinha que protege o parafuso de ajuste horizontal dos faróis.

Isso significa que os faróis podem ser regulados para posições fora do permitido pelas normas federais de segurança veicular dos Estados Unidos.

Vale lembrar que esse tipo de falha, por mais simples que pareça, pode gerar sérios problemas legais e financeiros para as marcas.

Em 2022, até mesmo a Lamborghini teve que fazer recall de milhares de Huracán por motivo semelhante, envolvendo a ausência de uma tampa nos faróis.

Com isso, fica claro que no universo da regulamentação automotiva, até o som que um carro faz — ou deixa de fazer — pode levá-lo direto para a lista de recall.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.