Mercedes-Benz coloca um fim em seu motor 1.0 litro; entenda

mercedes benz eqs 3
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Houve um tempo em que a Mercedes-Benz, assim como a BMW, acreditaram que os carros elétricos precisavam de um impulso para seguir adiante num mercado onde os consumidores estavam acostumados com a boa autonomia dos carros a combustão.

Para resolver a baixa autonomia das baterias de lítio de então, a Mercedes-Benz decidiu projetar um extensor de alcance para seus carros elétricos e ele teria a forma de um pequeno motor 1.0 litro com turbocompressor.

Tratava-se de um pequeno gerador de dois cilindros, derivado do motor M254 2.0 litros da marca, sendo montado na frente de carros como o sedã EQS, por exemplo, ampliando assim a autonomia de suas baterias de lítio.

Ainda que a ideia de um extensor de alcance pareça velha demais para a realidade dos carros elétricos hoje, ele vinha sendo testado até agora pela Mercedes-Benz, que usava o enorme sedã elétrico como mula para uma eventual versão ER.

No sedã elétrico com tração traseira, onde o motor tem 272 cavalos, enquanto o dianteiro, no caso como um gerador, serviria somente para caso de emergência.

Isso ocorreria somente se a carga da bateria esgotasse e não houvesse pontos de recarga, garantindo assim um alcance extra até uma estação de alta potência ou qualquer uma que pudesse garantir mais alguns quilômetros.

Uma fonte de alto nível da Mercedes-Benz disse o seguinte à revista Autocar: “Criamos protótipos [extensores de alcance] baseados em modelos existentes, tanto para embalagens quanto para testes em estradas. No final, porém, concluímos que o sistema de transmissão com extensor de autonomia é uma tecnologia de transição com um benefício de relativamente de curto prazo em termos de vendas e custos de produção comparativamente elevados”.

O Mercedes-Benz EQS 450+ tem autonomia de 784 km, o que não é pouco, mas com o extensor, chegaria possivelmente a 800 km ou quem sabe até 1.000 km. A marca não revelou este detalhe. Por fim, sem combustão, a marca segue na eletrificação.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X