Mercedes-Benz colocará um fim aos seus comerciais leves compactos; decisão encerra parceria com a Renault

mb citan 1
mb citan 1

A Mercedes-Benz encerrará a produção de seus comerciais leves compactos, sendo eles modelos das linhas Citan e Classe T, com o foco mudando para vans de médio e grande porte, notadamente a Sprinter.

Segundo o Automobilwoche, o fim desses dois modelos encerrará a parceria entre Mercedes-Benz e Renault , que inclusive gerou motores como os M282 da marca alemã e o H5Ht da Renault, hoje HR13 da Horse.

mb citan 4
mb citan 4

A Mercedes-Benz disse: “Em linha com nossa estratégia da Mercedes-Benz Vans ‘Crescimento em segmentos lucrativos’, estamos direcionando nossos investimentos e otimizando ainda mais nosso portfólio de produtos”.

A montadora alemã comentou ainda: “Portanto, vamos nos concentrar nos segmentos de vans médias e grandes no futuro e encerrar nosso envolvimento no segmento de vans pequenas no ano que vem”.

mb citan 2
mb citan 2

Segundo o jornal alemão, a Mercedes colocaria um fim ao Citan para uso comercial e ao Classe T para uso particular, somente em meados do próximo ano, com suas versões elétricas.

O Mercedes-Benz Citan é uma versão da alemã para o Renault Kangoo, sendo muito parecido com o produto francês e inclusive usa motor diesel do losango, o motor 1.5 dCi K9K ou OM607.

mb citan 2
mb citan 2

Ele também tem uma versão elétrica, bem como o Classe T, uma variante de passageiros desse modelo com padrão de acabamento de luxo da Mercedes-Benz.

Com 4,49 m de comprimento, este modelo tem 2,72 m de entre eixos e capacidade para sete lugares, sendo fabricado na França com a plataforma modular CMF-CD.

A mesma base sustenta o Citan, o furgão que até poderia ter sido vendido aqui, se a Mercedes-Benz tivesse sido bem sucedida com o Vito, um nível acima.

mb citan 3
mb citan 3

Dessa forma, a Mercedes-Benz continuará nas vans médias Vito e Classe V, bem como a Sprinter, sua van comercial de sempre.

Aqui, a Mercedes-Benz vendeu a fábrica na Argentina, mas mantém um acordo para produzir o modelo até o final da década.

 

 

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X