
Durante o mês de novembro, a Mercedes-Benz comemora os 125 anos do primeiro automóvel moderno, o lendário Mercedes 35 hp, o precursor do carro como o conhecemos hoje.
Desenvolvido em 22 de novembro de 1900 pela Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG), em Cannstatt, o 35 hp marcou o início de uma nova era na história da mobilidade.
Com design avançado para a época, motor potente e soluções inéditas de segurança, o 35 hp estabeleceu as bases da engenharia automotiva e consolidou a marca como referência em inovação desde o nascimento do automóvel.

O Mercedes 35 hp foi criado a pedido de Emil Jellinek, empresário visionário, cliente e parceiro de negócios da DMG, que buscava um automóvel mais potente, seguro e confiável.
Figura influente entre a elite europeia, Jellinek batizou o automóvel com o nome de sua filha, Mercédès, que logo se tornaria sinônimo de inovação, prestígio e elegância, eternizando-a.
O projeto ficou sob responsabilidade do engenheiro-chefe Wilhelm Maybach, que rompeu com o conceito de “carruagem motorizada”.

O novo veículo trazia baixo centro de gravidade, entre-eixos longo e ampla bitola, características que garantiam estabilidade e dirigibilidade inéditas.
A coluna de direção inclinada e a embreagem acionada por pedal introduziram avanços ergonômicos que definiriam o futuro da engenharia automotiva.
No coração do 35 hp estava um motor de quatro cilindros de 5.9 litros, desenvolvido por Josef Brauner, capaz de entregar 35 cavalos de potência a 950 rpm, que era um desempenho impressionante para a época.

Para garantir a confiabilidade e o alto rendimento, Maybach desenvolveu o radiador em colmeia, que otimizava o resfriamento e permitia longos períodos de funcionamento sem perda de desempenho.
Desde 1926, a forma em colmeia passou a compor a identidade visual dos automóveis Mercedes-Benz e segue viva em modelos atuais, como o Mercedes-Benz GLC.
Após semanas de testes e ajustes, o primeiro Mercedes 35 hp foi entregue a Emil Jellinek em 22 de dezembro de 1900.

O sucesso do Mercedes 35 hp abriu caminho para novos modelos, como o Mercedes 12/16 hp e o Mercedes 8/11 hp, lançados em 1901, seguidos pela linha Mercedes-Simplex, em 1902, batizada assim por sua operação simples e intuitiva para os padrões da época.
Ainda em 1900, a DMG decidiu moldar seu futuro com a compra de um terreno de 185.000 m² em Untertürkheim, hoje principal fábrica global da Mercedes-Benz AG.
Embora Daimler tenha falecido em março de 1900, pouco antes de testemunhar o impacto de suas criações, o espírito inovador que fundou a empresa permanece vivo, ditando luxo, performance e sofisticação.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










