Mercedes-Benz amplia parceria para reciclar e reutilizar peças de alto valor em novos carros de luxo

mb reciclagem
mb reciclagem

A reciclagem de peças e componentes, bem como o reaproveitamento de itens de alto valor ou de qualidade elevada, está avançando entre os fabricantes de veículos e até a luxuosa Mercedes-Benz já se deu conta disso.

A Mercedes-Benz e a TSR Group GmbH & Co. KG estão impulsionando sua parceria, estabelecida em 2024, rumo a uma economia circular sustentável para veículos em fim de vida.

Como parte de um projeto-piloto de “mineração urbana”, segundo a Mercedes , os parceiros estão criando pela primeira vez um ponto de coleta inovador para veículos que serão descartados, retirados das ruas.

Veja também

O objetivo é utilizar estrategicamente “fontes urbanas de matérias-primas”, sendo que as cadeias de valor serão fechadas e matérias-primas secundárias de alta qualidade serão recuperadas para uso em novos carros da Mercedes-Benz.

Markus Schäfer, Membro do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG, Diretor de Tecnologia, Desenvolvimento e Compras, comenta: “Nossa visão de mobilidade sustentável exige que reduzamos significativamente o uso de matérias-primas primárias em nossos veículos”.

Schäfer completa: “A mineração urbana nos dá a oportunidade de manter materiais valiosos no ciclo de forma eficiente em termos de recursos. Juntamente com nossos parceiros, aumentaremos continuamente a proporção de matérias-primas secundárias utilizadas nos próximos anos, contribuindo assim com nosso conhecimento em conservação de recursos e redução de CO₂”. 

Juntamente com a TSR, a Mercedes coletará veículos em fim de vida adquiridos no noroeste da Alemanha que serão desmontados, independentemente da marca.

Poluentes legalmente classificados e componentes valiosos e de fácil acesso serão removidos, com esses materiais sendo então processados ​​utilizando um método de reciclagem desenvolvido pelo Grupo TSR.

Materiais como aço, alumínio, plástico, cobre e vidro serão recuperados, classificados por tipo e, em seguida, reintegrados ao ciclo de produção por meio de fornecedores de materiais selecionados.

A Mercedes-Benz diz dissociar o consumo de recursos do crescimento do volume e aumentar o uso de matérias-primas secundárias em veículos para 40% na próxima década.

 

 

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.